RECENTES

CIDADE : Racionamento de água no Pipiripau vai começar hoje

A partir de hoje, os usuários da bacia do Pipiripau começam a restringir o uso das águas de todos os corpos hídricos que compõem a reserva. As regras para a utilização mais racional e priorização do uso das águas da bacia foram estabelecida por Resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) com o objetivo de fazer a manutenção de vazões suficientes para a garantia dos usos múltiplos e vazão ecológica dos cursos de água durante o período de estiagem (setembro, outubro e novembro).

Cerca de 400 usuários das águas do ribeirão Pipiripau, córrego Taquara, córrego Cachoeirinha e canal Santos Dumont terão, diariamente, períodos de interrupção da captação, solução encontrada de forma negociada e que evitará o colapso no uso dos recursos hídricos que servem também para o abastecimento de parte da população de Planaltina e Sobradinho. De acordo com os dados de monitoramento dos cinco pontos de controle da bacia, verificaram-se vazões muito próximas às estabelecidas como mínimas pelo Marco Regulatório.

A Adasa é responsável pela coordenação da comissão que acompanha o fluxo das águas da região e emite a outorga dos rios da União no Distrito Federal. As regras em vigor preveem que o volume de captação das águas na bacia serão reduzidas em 20% (hoje a vazão média de consumo é de 1.080 litros por segundo), possibilitando que todos os usuários da bacia, inclusive os que se encontram abaixo do rio, tenham suas necessidades atendidas.

A Bacia Hidrográfica do Ribeirão Pipiripau é de fundamental importância para a população do Distrito Federal, pois nela existem diversas captações de água, predominando as captações de pequenas e médias propriedades rurais que detêm, somadas, a autorização de captação (outorga) de aproximadamente 680 litros por segundo, e a captação da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), que possui outorga de captação de 400 litros por segundo.

Fonte Tribuna do Brasil

Nenhum comentário