name='content'> ]]>

RECENTES

Caminhada na Natureza em Sobradinho apresenta as frutas do Cerrado


Intenção é divulgar frutas utilizadas na gastronomia regional

A Caminhada na Natureza é um projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) que existe há quatro anos com o objetivo de integrar a população urbana aos agricultores, por meio do turismo rural.“Todas as edições foram realizadas em Brazlândia. Essa é a primeira vez que Sobradinho é contemplada”, afirma Clarissa Valadares, responsável pelo projeto. A Caminhada na Natureza acontece no sábado (20), das 8h às 12h. A concentração será na Chácara nº 9, Monte das Oliveiras, próximo à Escola Núcleo Rural Caatingueiro.

Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as plantas frutíferas do Cerrad. Com o slogan “Conheça as delícias da sua região”, a caminhada terá 7,5 km de trilha, passando por 20 propriedades de agricultores familiares e dois córregos. Após o percurso, será oferecido almoço com comida típica, de adesão opcional, no valor de R$5. No local de chegada também haverá uma feira artesanal.

No evento também haverá a distribuição de uma cartilha, com a catalogação das plantas frutíferas encontradas na trilha, e um informativo com algumas receitas gastronômicas. Genipapu, manga, cagaita, guariroba, siriguela, mangaba, jatobá e mangaba são algumas das frutas que os participantes irão conhecer.

De acordo com Clarissa Valadares, doutora em Turismo, o objetivo do projeto é apresentar o Cerrado como uma importante fonte de matéria-prima para a gastronomia e para o fortalecimento da identidade local. Qualquer pessoa pode participar da caminhada. A turismóloga alerta para a necessidade de levar garrafa com água, passar protetor solar e repelente, utilizar calçados apropriados para caminhada e não se esquecer do boné.

Por Fabiana Sampaio/TB - Foto Divulgação

Nenhum comentário