RECENTES

PREJUÍZOS: Em espaço provisório, feirantes de Sobradinho têm a luz cortada e perdem venda


À luz de velas. Assim estão trabalhando há dois dias os feirantes da Feira Modelo de Sobradinho, que há mais de um ano está funcionando em um local provisório, pois a permanente está em reforma. A conta de luz, que deveria ser paga pela Secretaria de Governo, está em aberto e a energia foi cortada.

A promessa do governo era de que a reforma estaria pronta em cinco meses. Por isso, a feira foi removida para outro local, enquanto a permanente não fica pronta. Mas o que era uma situação provisória se tornou permanente. Os feirantes já estão instalados na estrutura improvisada há um ano e quatro meses. Além disso, o governo teria se responsabilizado por pagar as contas de água e luz da feira. Porém, na segunda-feira, a Companhia Energética de Brasília (CEB) cortou a energia do local e deixou 250 feirantes no escuro.

Os comerciantes estão se virando do jeito que podem. Hoje, as bancas que ficam viradas para o lado de rua e recebem a luz natural são as mais beneficiadas. Na parte de dentro da feira a escuridão é intensa e o jeito é acender uma vela ou, para quem tem ou pode comprar, utilizar um gerador de energia. Desde as 8h de segunda-feira, o feirante Raimundo Mariano Machado está sem luz em sua banca e a maneira que ele encontrou para continuar a atender os poucos clientes que chegam foi acendendo duas velas e colocando uma em cada canto da loja. "O movimento aqui caiu muito, ainda mais para essa época do ano. Sem luz, o freguês não tem como ver o produto, vai embora e a gente fica com o prejuízo", diz.

De acordo com João Moreira, representante dos feirantes, a situação no local está difícil e os comerciantes apavorados. "O governo assumiu um compromisso e agora está tirando o corpo fora. Eu tenho tudo gravado", se defende. As contas de luz que estão em aberto somam R$ 200 mil e, segundo João, estão no nome da Secretaria do Governo.

fonte clicabrasilia

Nenhum comentário