RECENTES

CULTURA: Teodoro Freire o pai do Bumbá Candango


Maranhense e flamenguista, Teodoro Freire, de 90 anos, veio para Brasília, direto para Sobradinho onde mora até hoje. Na ocasião, enfrentou muitas dificuldades, como a poeira constante e saúde sua terra natal. Mas viveu, também, muitas alegrias e conquistou sua sonhada casa própria. Desde que chegou na cidade, buscou diversão, mas diz, que nada era igual às festas do Maranhão. Decidiu então inserir algo da cultura Maranhense na do Distrito Federal e trouxe o Bumba-meu-Boi, traço expressivo da cultura do Maranhão.

Essa manifestação folclórica ocupa o lugar de destaque na cultura maranhense, sendo uma tradição em homenagem a São João, o protetor e padroeiro da brincadeira. A boiada e desenvolvida durante as festas juninas. “É minha vida e minha paixão, junto com o meu time, o Flamengo”, diz Teodoro. A paixão pelo time é tão forte que um de seus 18 filhos, recebeu o nome de Flamengo.

O pioneiro conta que a tradição é familiar, e que hoje já são mais de 70 seguidores do Boi. Em Sobradinho, Teodoro criou seus filhos e netos. “Aqui é diferente das outras cidades. Não vejo essa harmonia em outro local”, confessa. O maranhense adora ouvir musica popular brasileira e diz não gostar de nada que seja de fora do Brasil. “procuro cultivar, até hoje, nossa cultura. Samba é bom, funk não”, resume sua preferência.

Em Sobradinho, o passeio predileto de Teodoro Freire é andar pelas ruas da cidade. “Onde passo encontro pessoas conhecidas. Paramos para bater papo e é muito bom”, relata o senhor de expressão alegre, e sábia que não se cansa de falar da cidade. Conta que foi em Sobradinho que construiu sua vida e que a cidade recebeu de braços abertos, e por isso nunca quis se mudar .

Atualmente, quem cuida da divulgação do Bumba-meu-Boi é seu filho Guará. Além do ensaio e da diversão semanal, o grupo festeja a dança nas escolas de Sobradinho. Em 2006, o pioneiro recebeu das mãos do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o titulo de comendador, por manter viva a tradição da cultura popular brasileira.

fonte de pesquisa jornal de brasilia / foto divulgação

Nenhum comentário