name='content'> ]]>

RECENTES

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Sobradinho tem nova Administradora Regional



* Júnior Nobre e Joel Pires

Maria América Menezes (PT)
“É uma satisfação imensa administrar Sobradinho, mas também é um desafio grande”. Assim começa a entrevista com Maria América Menezes, cidadã, mãe, educadora e, agora, chefe do Poder Executivo local. Incansável na luta, esteve à frente de projetos e trabalhos sociais atuando como servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, desde 1983, e como professora da rede pública de ensino há 20 anos. Exerceu o cargo de secretária da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2001, foi chefe de gabinete da 1ª Secretaria da Câmara. Também foi chefe de gabinete do deputado Paulo Tadeu (PT), de 2005 a 2009. Mora em Sobradinho há 40 anos e é mãe de três filhos.

Em sintonia com o projeto político do Governo Federal, a nova administradora reconhece que sua responsabilidade é imensa. Contudo, o peso deve ser compartilhado. Todo cidadão participa do processo: o voto foi o primeiro passo. Agora, como membros de uma família, devemos zelar pelo bem comum. Com a colaboração de todos, é possível retomar o caminho do desenvolvimento no âmbito local. Educação, saúde e segurança são prioridades. Já podemos ver a gestão integrada do governo. As ações policiais intensificaram-se. O governador visitou o Hospital Regional de Sobradinho e definiu um novo plano diretor, que prevê a ampliação das instalações e a contratação de profissionais. A Educação é a “menina dos olhos” em qualquer democracia. Por isso, o que todos esperam é um ensino público de qualidade.

O NOVO COMPROMISSO:
COMO FOI RECEBIDA A MISSÃO DE ADMINISTRAR SOBRADINHO?

Eu moro nesta cidade há 40 Anos. Aqui eu estudei, cresci e constituí amigos e família. Minha história foi construída neste lugar. Eu amo esta cidade. Temos um carinho especial por Sobradinho. Meus filhos também adoram a cidade. Por isso, quando você recebe um convite como esse, o sentimento é de satisfação e responsabilidade. É um desafio grande, porque o que eu percebo é que esta satélite tem muitos problemas, de gestão principalmente.

COMO A SENHORA ENCONTROU A ADMINISTRAÇÃO REGIONAL?
Eu cheguei aqui na segunda-feira, 03/01, e, logo após os primeiros contatos, fizemos uma reunião. A administração tem 44 servidores efetivos. Nossa grande preocupação foi manter as atividades, fazer com que a Administração não parasse, e priorizar o atendimento ao público. Todos se mobilizaram nesse propósito. Visitamos toda a cidade e nos deparamos com muitos problemas. O mato estava alto, pois já havia mais de dois meses que não estava acontecendo a capina; o lixo estava acumulado e os buracos eram muitos. Operações foram realizadas para sanar a precariedade e restabelecer os serviços. A situação do bairro Nova Colina era caótica. Agimos rapidamente e estamos atentos às demandas da sociedade. Recebemos os apelos da comunidade, associações, e buscamos a solução. O que mais me assustou foi a situação dos espaços públicos, que estão muito mal cuidados. O galpão da Administração Regional estava, há 10 anos, totalmente abandonado. Há pessoas morando nos espaços públicos da Administração, e isso é uma situação grave. Houve uma falha na gestão durante esses anos.

O QUE DEVE SER CONSIDERADO PRIORIDADE NESTE PRIMEIRO MOMENTO?
A prioridade, nesse momento, é a conclusão da obra da feira. Faz dois anos, agora em março, que a reforma foi iniciada. A previsão era de que a obra fosse concluída em oito meses. Os feirantes estão numa situação precária, já estive lá conversando com eles. As dificuldades são muitas, principalmente com relação à eletricidade. Todos aguardam, ansiosos, a inauguração do novo projeto.

A construção de calçadas também é uma necessidade imediata. Algumas foram iniciadas, mas ainda faltam muitas, principalmente nas vias que interligam conjuntos.

Pavimentaram-se ruas, porém não houve a preocupação com o pedestre: as pessoas transitam entre os carros. É preciso recuperar os passeios públicos, sobretudo numa cidade como a nossa, onde é comum e saudável andar e apreciar o verde das serras.
Outra situação grave é uma construção inacabada na quadra 7, que deveria ser um ginásio de esportes, mas está abandonado há mais de 10 anos. O novo secretário de obras já sinalizou para a continuidade do projeto. O local é utilizado como abrigo de mendigos, usuários de drogas e esconderijo para ladrões.

OUTRAS QUESTÕES EXIGEM CUIDADOS: DENGUE, MATO ALTO, PISTAS ESBURACADAS, PICHAÇÕES E FALTA DE SEGURANÇA NA CIDADE. O QUE PODE SER FEITO DE IMEDIATO?
A operação de limpeza da cidade já foi iniciada: coleta de lixo, roçagem do mato e poda de árvores. A Novacap tem nos ajudado nesse trabalho de revitalização do espaço urbano. Mas contamos com a compreensão de todos, pois muitos problemas foram acumulados. De quadra em quadra, na medida do possível, estamos fazendo o reparo necessário. Todos estão empenhados na solução dessas questões.

SOBRE A REVITALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO DO RIBEIRÃO DE SOBRADINHO, QUE PROCEDIMENTO SERÁ ADOTADO?
Essa questão deve passar por um estudo, mas existe a possibilidade da construção de outra estação de tratamento, não só pelo incômodo que causa aos moradores da quadra 1, mas por medida preventiva: precisamos cuidar das nossas nascentes, dos nossos parques e do nosso ribeirão. Este é um dos maiores desafios da nova gestão: a conciliação entre o desenvolvimento da cidade e a responsabilidade ambiental.

EM RELAÇÃO À SEGURANÇA E À SAÚDE, A ATUAL EQUIPE DE SOBRADINHO ESTÁ AFINADA COM O GDF?
Somos o mesmo grupo em termos de ser o mesmo governo. Temos o mesmo objetivo, as mesmas metas. O que funciona bem vai ter continuidade. Mas a mudança será necessária quando os objetivos não forem alcançados. Em relação à Polícia Militar, o comando local não foi definido, mas nos próximos dias vamos discutir essa situação.

E NA ÁREA DE EDUCAÇÃO?
Já foi nomeada a diretora da Regional de Ensino, Simone Pereira Da Costa Benk. A Secretária de Educação fez uma boa escolha. O Governo Federal já começou uma campanha em prol do ensino público de qualidade. Nossa política para o setor seguirá as diretrizes do Ministério da Educação.

QUAIS OUTRAS METAS A SENHORA PRETENDE CUMPRIR OU QUE PODEM CONSTAR NO PLANEJAMENTO?
Uma de nossas metas também é equipar uma boa biblioteca pública, um espaço que atenda à população adequadamente, uma “Casa de Cultura”. Para isso, pretendemos estabelecer uma parceria com a Secretária de Cultura e com o Ministério da Cultura. O objetivo é criar um ambiente multicultural, com teatro, biblioteca, videoteca, porque é importante para a comunidade de Sobradinho. E também fazer uma nova rodoviária, obra necessária para nossa cidade. Outro desafio, o carro-chefe do nosso Governo, é o atendimento às crianças em creches. O Distrito Federal vai oferecer o serviço de creches já este ano. A previsão é de que a Escola Integral funcione a partir de 2012, e também o Ensino Tecnológico. Aqui em Sobradinho, o programa “Minha Casa Minha Vida” está em execução no Dnocs, em fase de conclusão. É uma obra importante do Governo Federal e atenderá uma parcela de nossa população. A ajuda veio em boa hora.

SABEMOS QUE, PARA EMPREENDER MUDANÇAS, É PRECISO APOIO. COMO É A SUA RELAÇÃO COM O NOVO GOVERNO? A SENHORA TERÁ AUTONOMIA PARA EXECUTAR TODO ESSE TRABALHO?
Nós somos uma equipe. Eu estou aqui na Administração, mas faço parte desse Governo que veio para transformar o Distrito Federal e melhorar a qualidade de vida de todos nós. Sei que o nosso governador, por meio de seus secretários, está atento para resolver os problemas de todas as cidades. Existe um diálogo permanente e um planejamento para atuar em todas as frentes.

QUE MENSAGEM A SENHORA GOSTARIA DE DEIXAR PARA OS SOBRADINHENSES?
Eu quero dizer que estamos com muita vontade de trabalhar e temos a esperança de solucionar os problemas apresentados. A população tem um papel importante: de participar, estar junto, sugerir, criticar, sempre no sentido de melhorar a qualidade vida em nossa cidade. Estamos abertos para receber os moradores de Sobradinho, queremos essa colaboração, porque a administração não pode fazer isso sozinha. Dependemos da população também, por isso peço que tenhamos uma parceria a fim de manter a cidade limpa, bonita, e que nos orgulhe mais. Sei que juntos podemos.

COMO A SENHORA SE SENTE ADMINISTRANDO SOBRADINHO? O QUE REPRESENTA ASSUMIR ESSA FUNÇÃO?
Você fica com um olhar mais atento, mais observador, querendo resolver tudo. As pessoas cobram nas ruas, nos lugares, dão sugestões, falam das necessidades. Perguntam pelos assessores. Então, eu respondo: não tenho muitos. Vamos fazer um seminário para discutir o assunto, e porque temos de entregar um diagnóstico até o dia 28. Proporemos uma estrutura para a Administração. Tudo com a participação dos servidores. O diálogo visa ao ambiente saudável, produtivo. Ainda não temos engenheiros, advogados, entre outras especialidades que são necessárias às soluções prementes. É preciso realizar concurso público para o provimento de vagas nessas áreas.

*Por Júnior Nobre ( Jornalista Profissional e Gestor Comercial) e Joel Pires (Professor , Psicopedagogo e Graduando em Comunicação Social) – Foto João Timóteo ( Repórter Esportivo do JS ).

Nenhum comentário