RECENTES

PARQUE DOS JEQUITIBÁS : Um espaço preservado em Sobradinho




Em Sobradinho, um local bastante arborizado e agradável é o Parque dos Jequitibás, que fica na saída norte da cidade, próximo à Quadra 13. O parque foi criado no dia 28 de dezembro de 1994 e desde então oferece aos visitantes, paz, lazer e, principalmente, a beleza e a biodiversidade do cerrado. São 11,2 Hectares de mata de galeria com grandes Jequitibás. A mata possui grande importância para a fauna.

“Nossa cidade merece lazer desse porte. Aqui é bastante freqüentado por estudantes e nas férias, chegamos a receber 500 pessoas por dia”. Diz Carmelita Nunes, ex-administradora do Parque Jequitibás e moradora de Sobradinho. Como atrativo do local, estão bosques, varanda panorâmica, trilhas ecológicas e playground. Também há varias espécies de plantas.

O objeto da criação do Parque dos Jequitibás foi proteger os recursos ambientais, formar consciência ecológica na população, estabelecer programas ambientais, além de muita diversão para a comunidade de Sobradinho. “Aqui temos, macacos, abelhas, micos, aranhas, cobras e uma infinidade de animais”, diz Carmelita.

Próximo ao teatro de arena do parque dos Jequitibás existe uma espécie vegetal, muito interessante, é o Canzileiro, uma árvore típica do cerrado. Ela é da família das leguminosas. Esta árvore é curiosa, porque têm temperaturas, quentes e expelem líquidos, dando a impressão de que estão chorando. Popularmente também é conhecida, como, amendoim-do-Campo, faveiro, jacarandá-branco, bico-de-pato, jacarandá do Campo e outros.

O parque dos Jequitibás, funciona diariamente, de segunda a domingo, de 6h30 às 19h. Segundo informações da administração, os jequitibás são árvores nativas da mata atlântica brasileira, existentes principalmente na Região Sudeste e em alguns estados dos Jequitibás, foi cortada para transformar em material de construção e mobiliário.

fonte jornal de brasilia/ fotos sobradinho net

Nenhum comentário