RECENTES

Bode Expiatório


*Joel Pires

A família, a comunidade, os grupos sociais em geral procuram inconscientemente um membro fragilizado para depositar nele suas mágoas e frustrações, assim como os seus defeitos mais ocultos e os pecados que carregam, carentes de absolvição. Por isso, o pecador matou Jesus Cristo. Isso mesmo. Não foi Caifás, não foi Pilatos, não foi Herodes. Foi, segundo a narrativa bíblica, a multidão enfurecida e insana. Soltaram o ladrão Barrabás e crucificaram a Cristo, o filho de Deus.

O exemplo se repete no decorrer da história. Vários “cristos” morreram por aqueles que não suportaram as próprias falhas, e forjaram culpados para aliviar a consciência. Por isso, caro leitor, perceba as circunstâncias e não aceite nunca ser “bode expiatório” de uma sociedade falida de valores e sedenta de culpados. Não é à toa o dito popular: “quem acusa se esconde”. E o outro “paga o pato”, mesmo não sendo o culpado. Muito cuidado! Um tropeço, e uma multidão ensandecida estará disposta a te crucificar. Mas ressoa a advertência Daquele que foi o maior injustiçado: “Atire a primeira pedra quem não tem pecado”.

De repente me vi acusado por todos e por tudo. “‘Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso!’ E eu vos direi, no entanto, que, para ouvi-las, muita vez desperto e abro as janelas, pálido de espanto...”. Belo poema de Olavo Bilac, ao qual um músico acrescentou: “... enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto”.

Canto para não ser negado o meu Direito
Espanto da agressão
Canto para aliviar a dor
Espanto do ressentimento
Canto para denunciar o caos
Espanto da omissão
Canto para valer a voz
Espanto do silêncio
Canto pelas águas derramadas
Espanto pela seca ausência
Canto pelo sol a iluminar
Espanto pelas trevas da cegueira
Canto pela verdade desvelada
Espanto pela caverna oculta
Canto pela descoberta solitária
Espanto pela indiferença coletiva
Canto pelo gesto de compreensão
Espanto pela mágoa ressentida
Canto pelo valor do perdão
Espanto pela vaidade ferida!


* Por Joel Pires - Colaborador do Blog e Jornal de Sobradinho/ foto google images.

Nenhum comentário