RECENTES

DEU NO DFTV/GLOBO: Alunos da zona rural de Sobradinho estão sem transporte para escola

Buracos e alagamentos fizeram com que a empresa responsável suspendesse o serviço. Administração de Sobradinho disse que vai fazer uma terraplanagem no local para tentar amenizar o problema.

Desde segunda-feira (21), as crianças que moram no Capão da Erva, no núcleo rural de Sobradinho, estão sem ir à escola. O ônibus que passava pela estrada de terra onde ficam as chácaras mudou o percurso por causa das más condições da pista.

“Está péssimo, porque é o único meio de transporte que eles têm para ir para escola. Agora, com essas chuvas e essa estrada muito ruim, eles deixarem de passar e todas as crianças aqui da redondeza ficaram sem ir para a escola”, conta a dona de casa Valdimira Xavier.

Sem o ônibus, alguns moradores tentam ajudar dando carona de forma improvisada, como na carroceria de uma caminhonete, mas acabam colocando as crianças em perigo. Uma outra opção seria pegar uma linha diferente, mas, para isso, os moradores têm que caminhar até dois quilômetros pela estrada de chão.

As crianças sabem dos prejuízos. “É ruim, a gente não aprende nada”, diz Michael Xavier, de 12 anos. “Quando a gente vai fazer as provas, não tem as matérias todas e fica difícil para responder as perguntas. Fica muito ruim”, reconhece o estudante Wesley Santos, também de 12 anos.

A Administração Regional de Sobradinho disse que vai fazer uma terraplanagem no local para tentar amenizar o problema e que vai pedir uma solução definitiva à Novacap e ao Departamento de Estradas de Rodagem.

Já o DFTrans informou que tem conhecimento da mudança no itinerário do ônibus, mas diz que as más condições da pista realmente impossibilitam a passagem de veículos pesados em dias de chuva. Já a Cootransp, responsável pela linha, afirma que vai retomar o serviço nesta quinta-feira, mas, se chover, será obrigada a suspendê-lo novamente.

(*)Veja a matéria original e assista o vídeo, clicando no título deste artigo...

Por Luísa Doyle

Nenhum comentário