RECENTES

I Fórum da Educação em Sobradinho





Evento reúne professores, gestores, pais e alunos para repensar o ensino da cidade

Começou hoje (23/03), no Teatro de Sobradinho, o I Fórum de Educação e Planejamento da Gestão Educacional. O objetivo é debater propostas e planejar ações educativas para a cidade. Estiveram presentes, à cerimônia de abertura, integrantes das Subsecretarias de Educação Básica (SUBEB) e da Educação Integral, Cidadania e Direitos Humanos (SEICDH), a Administradora de Sobradinho, Maria América e a diretora da Regional de Ensino, Simone Pereira. O “Hora da Educação”, nome dado ao fórum, dura até amanhã, com a participação de profissionais da educação, pais e alunos da cidade.

A subsecretária de Educação Básica, Lívia Freitas, disse que a prioridade da Secretaria de Estado da Educação é investir na formação de profissionais e na democratização do acesso ao ensino. Segundo ela, os princípios do órgão são: Gestão democrática, ampliar a educação integral, priorizar a instalação de creches, investir na alfabetização de jovens e adultos e desprivatizar a educação, dentre outros. “Para atingir essas metas, vamos criar um projeto de educação coletivo e estabelecer parceria com todos os órgãos e com a sociedade civil organizada”, enfatizou a subsecretária.

Os participantes foram divididos em seis grupos de trabalho (GTs): Educação Infantil; séries/anos iniciais – Ensino Fundamental; séries finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e uso de tecnologias. Ao término do encontro, amanhã, será produzido um documento com as diretrizes gerais traçadas durante as discussões nos GTs, onde constarão as necessidades levantadas pelas escolas. Segundo Simone Pereira, o fórum “expõe uma essência dialógica e colaborativa, em que todos vão poder propor caminhos para melhorar a educação não só da cidade, mas de todo o DF”.

A administradora de Sobradinho destacou que a educação do Distrito Federal precisa ser modificada. “É necessário unir esforços para realizar uma profunda transformação do sistema educacional. O novo governo entende que a educação melhora a vida das pessoas e muda as perspectivas; principalmente as dos jovens”, disse. América ressaltou ainda a importância do ensino tecnológico e informou acerca da parceria que a Administração Regional consolidou com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), com a finalidade de destinar área na cidade para o funcionamento de uma escola tecnológica.

Por Gizele Chaves/ Fotos Júnior Nobre

Nenhum comentário