RECENTES

SEGURANÇA: Jornal de Sobradinho registra ação do GTOP-33 da PM


















*Ferreira Santos

Flagramos com nossas lentes o trabalho de uma equipe da Policia Militar pelas ruas de Sobradinho, DNOCS e Nova Colina. Com viatura caracterizada por letras grandes, inscrição GTOP em branco, desenho de uma águia representando agilidade e reflexo, um raio, que caracteriza a rapidez com que a equipe é acionada para as ocorrências policiais e abordagens. Estamos falando do GTOP. Grupamento Tático Operacional do 13º BPM de Sobradinho. Durante o plantão a equipe recebeu elogios dos próprios abordados.

Nossas lentes pegaram carona e captaram de perto o serviço de uma equipe do GTOP-33 do 13º BPM pelas ruas de Sobradinho na noite de Sábado, dia 26/02. Durante todo patrulhamento noturno a equipe comandada pelo Sargento Valtencir e composta pelo cabo Ouldair e soldado Alisson Xavier entre abordagens e atendimento de chamadas a equipe não parou. As chamadas vêm da CIADE – Central Integrada de Atendimento Despacho e Emergência da Secretária de Segurança Pública e do 13º BPM, vão desde pessoas armadas, roubo, brigas, furto e pichadores, que movimenta o plantão dos policiais do GTOP.

Após alguns anos desativado, o GTOP do 13º BPM, está de volta as ruas de Sobradinho no combate ao crime. O grupamento se diferencia das demais guarnições da Policia Militar, apenas pela forma de treinamento por que passa os integrantes desta força policial. O GTOP é responsável pelo atendimento de ocorrências de grande vulto como roubo, seqüestro relâmpago, prisão de traficantes e apreensão de arma de fogo e drogas. O GTOP foi criando pelo comando do 13º BPM, para reforçar a segurança pública na cidade de Sobradinho, sua ação está condicionada ao tipo de ocorrências policiais mencionadas.

A equipe do GTOP – 33 do 13º BPM de Sobradinho é composta por três policiais militares, com treinamento em abordagens a veículos, moto, pedestres, incursão em edificações ou em terrenos baldios, uso de armamento pesado e a missão de apoio as demais guarnições da Polícia Militar.

As abordagens são constantes. O policial se posiciona na diagonal dentro da viatura de forma que possa observar melhor a rua e a circulação de carros, motocicletas e pessoas a pé, tudo que é transmitido via rádio da viatura do GTOP é imediatamente anotado pelos policiais, por exemplo, carros roubados, características de pessoas suspeitas de envolvimento em crime ou desaparecidas.

Um dos locais de maior incidência no uso e tráfico de drogas em Sobradinho segundo os policiais é a Vila DNOCS, onde o grupamento do GTOP mais realiza abordagens na noite. Pessoas nas esquinas, bares abertos a noite inteira facilitando o comércio de drogas. Os criminosos usam meninas menor de idade para o transporte da droga até o usuário. O sargento Valtencir relata que quando a viatura entra no DNOCS, sempre tem um avião, (Pessoa que trabalha para o tráfico), que avisar aos traficantes da presença da guarnição do GTOP.

Na saída do DNOCS um carro com quatro homens no interior chama atenção da guarnição. O condutor é intimado pela sirene da viatura a encostar o veiculo, todos são revistados, os passageiros bebem cerveja, mas o objetivo da abordagem é apreensão de arma, drogas, carro roubado ou pessoas foragidas da justiça. Os policiais fazem uma consulta do carro junto a CIADE, que relata não haver nenhuma pendência contra o veiculo, que é liberado pelos policiais do GTOP. No DNOCS os policiais observam cada movimento e também são observados.

As abordagens fazem parte do serviço dos policiais do GTOP. De repente uma chamada para a quadra 2 de Sobradinho, o Rádio da viatura informa que uma senhora acaba de ver um homem armado, o motorista pisa fundo no acelerador da Blazer na entrada da rua principal e logo chega no endereço, assustada a solicitante relata as características do homem e disse ter avistado a arma na cintura do suspeito, que saiu em uma bicicleta. Os policiais redobram atenção no patrulhamento, mas não conseguem localizar o suspeito. Mais abaixo no setor de indústria um homem é abordado com (4) aparelhos celulares no bolso, os policiais desconfiam, mas o homem prova que os celulares lhe pertencem sendo liberado.

Na quadra 1 de Sobradinho, cinco jovens são abordados perto de um carro, são revistados, os policiais revistam o carro, nada é encontrado, os jovens, ainda que timidamente, elogiam a ação, e dizem: ‘poderia ser mais constante essas abordagem por aqui.’ Os policiais seguem em outras abordagens. Em um bar na quadra central mais uma chama de um homem armado. O GTOP, é acionado, chega e revista todos, mas nada é localizado. Já passa de 1h da madrugada de domingo, dois jovens de 17 anos, são abordados na quadra 18, com eles os policiais encontra um frasco de espraie, o material usado para pichar é apreendido e os jovens liberados.

A madrugada segue, nas ruas a blazer do GTOP ronda sorrateiramente a cidade de Sobradinho. O plantão termina sem nenhum registro de ocorrência grave, nenhuma vítima de roubo ou furto na cidade, sinal que o policiamento ostensivo e preventivo mais uma vez funcionou. Finalizam o sargento Valtencir o cabo Ouldair e o soldado Alisson Xavier componentes do GTOP-33 do 13º BPM de Sobradinho.

Antes de saírem para o patrulhamento nas ruas de Sobradinho, os policiais do GTOP, se reúnem em uma sala denominada, sala de liberação de policiamento. Em reunião com o major Alcenor, subcomandante do 13º BPM, eles discutem as diretrizes do policiamento; treinamento, armamento, reforço do efetivo do GTOP, mais viaturas e menos tempo na delegacia quando a equipe se envolver em flagrante. O subcomandante ouve os policiais atentamente. Para que o GTOP possa desempenhar com eficiência a missão de combate ao crime e com credibilidade, respeito, transmitindo aos moradores de Sobradinho a sensação de segurança, o subcomandante do batalhão promete empenho para melhorar as condições de trabalho dos policiais do GTOP-33. Grupo Tático Operacional.

*Ferreira Santos/ reporteremacao@gmail.com - Especial para o Jornal de Sobradinho (texto, fotos e videos).

Um comentário

cifraclub disse...

parabéns GTOP-33 por esta trazendo segurança para sobradinho,um abraço para o meu tio cabo MAURICIO GTOP-40 do PARANOÁ.