name='content'> ]]>

RECENTES

Secretário de Habitação visita Sobradinho


Objetivo da vinda: esclarecer sobre o PDOT e conhecer carências da infraestrutura habitacional da cidade

Hoje (18/03) o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Geraldo Magela, esteve em Sobradinho para conversa sobre o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). O prazo para sugestões ao PDOT é dia quatro de abril. A visita fez parte do compromisso do secretário de ir a todas as satélites para conhecer a realidade de habitação e organização territorial das cidades. A administradora, Maria América, técnicos, engenheiros, assessores e arquitetos da Administração Regional apresentaram a Magela os principais problemas de ordem territorial e da ocupação urbana de Sobradinho.

O secretário classificou a reunião como a “primeira de várias que serão realizadas” e se comprometeu a acolher as demandas da cidade para o PDOT. Ocupação irregular em vários locais de Sobradinho, obra paralisada de construção da Feira Modelo, ausência de área para que os comerciantes utilizem como depósito para materiais de construção, ruas sem saída no Nova Colina e precariedade habitacional do Dnocs foram alguns dos itens que pautaram o encontro.

A administradora fez o balanço da visita de Magela. “O entendimento deste novo governo é de que os órgãos devem desenvolver ações integradas para o pleno desenvolvimento de todo o Distrito Federal. Portanto, nos reunir para planejar estratégias em conjunto é um grande marco da integração e co-responsabilidade entre as diversas instâncias do GDF”, disse. Maria América mencionou o projeto de revitalização da quadra central, que está na Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP) para fase de registro. O secretário assegurou que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDHAB) vai avaliar o projeto e trabalhar para sua execução.

Os espaços vazios da quadra 18 também foram citados. América relatou a Magela que os moradores do local reclamam do isolamento da área. O secretário sugeriu aos técnicos da Administração que façam um projeto para a ocupação destes espaços vagos. A resolução mais importante da reunião foi a de entregar no mês de maio, em que Sobradinho vai comemorar seu 51º aniversário, as 100 primeiras casas previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1) para a vila Dnocs.

Geraldo Magela assumiu ainda o compromisso de agilizar a retomada de construção da Feira Modelo e a designar um grupo de trabalho que terá membros da SEDHAB e da Administração de Sobradinho. O objetivo é estudar a melhor maneira de resolver o problema das ruas sem saída de Nova Colina, bem como trabalhar em parceria com a Administração para legitimar esta e outras áreas que apresentam problemas de regularização fundiária. “É possível legalizar estas ocupações irregulares e operar o adensamento populacional. Outra meta é crescer para cima e não expandir o DF indevidamente”, esclareceu o secretário.

A administração assumiu a responsabilidade de elaborar projeto de modificação de uso dos prédios do Setor de Expansão Econômica de Sobradinho. A mudança vai permitir que os dois andares construídos, por grande parte dos ocupantes, da área possam ser ocupados de maneira mista, tanto para comércio como para residência. Esta medida visa atender uma das demandas citadas pelos micro-empresários do Setor, em reunião (17/03) com a administradora.

Por ASCOM/Gizele Chaves - foto Junior Nobre

Nenhum comentário