name='content'> ]]>

RECENTES

Casamento Real


*Joel Pires

Por que os olhos do mundo se voltaram para a Inglaterra nessa manhã de sexta-feira? Que importância isso tem como fenômeno da nova sociedade midiática e imagética?
Ainda há quem sonhe com castelos e príncipes. O “glamour” movimenta o alto clero das relações sociais e atrai as atenções; não pelo conteúdo, mas pela superexposição das personalidades, cultuadas pelo baixo clero. O evento tem lá sua importância histórica e precisa ser registrado; contudo, transformar o acontecimento da realeza britânica em espetáculo mundial é uma bizarrice do novo panorama sociocultural.

Todavia, o que torna esse evento algo singular é a transmissão em tempo real, reunindo todos em torno de um fato ocorrido num ponto do globo. O sociólogo canadense Marshall McLuhan utilizou o termo “aldeia global” para se referir ao encurtamento das distâncias provocado pelas novas tecnologias. Os críticos asseveram que a analogia não é pertinente, pois numa aldeia os vizinhos se falam, diferentemente do que ocorre na sociedade atual: conversamos com alguém no Japão, mas não conhecemos quem está ao nosso lado. Outro termo também utilizado por esse teórico dos meios de comunicação é a expressão “prótese técnica”. Nosso olhar muda, e nossas sensações também. E isso não é pouca coisa. Além da família e da escola, a mídia constitui uma instância educativa – ou deveria –, pois ocupa espaço, tempo e mentes.

A televisão, como meio de comunicação de massa, é um importante veículo na sociedade. Mas o filósofo McLuhan não viveu para presenciar a expansão extraordinária das outras mídias, tendo o computador como ferramenta fundamental. Hoje, as redes sociais, como facebook e twitter, voltaram-se para o Reino Unido. A que papéis se prestam os meios de comunicação? É o que nos alerta Emir Sader, sociólogo e cientista político brasileiro. A manipulação aparece o tempo todo sob novas estratégias midiáticas. É preciso vender imagens, objetos, idéias e sonhos! O que está acontecendo no mundo “real” e que é suplantado pelo domínio tecnológico e capitalista?

Aqui, em Sobradinho, o espetáculo foi o amanhecer. O show de pássaros, luzes e cores, que se repete todos os dias. Essa é a magia cotidiana que está à disposição de todos que se permitem à fruição do belo. De madrugada, a aurora anunciava um novo dia no céu desenhado de azul, com a lua e uma estrela ainda a brilhar no firmamento!

Por Joel Pires/foto Google images - especial para o Jornal de Sobradinho.

Nenhum comentário