RECENTES

DICAS: Fiador para aluguel logo será coisa do passado...


*Diógenes Silveira

Na hora de alugar um imóvel é sempre uma dor de cabeça conseguir um fiador para dar garantia locatícia, pois o mesmo passa a responder solidariamente pelas obrigações do contrato de locação. Atualmente no mercado, algumas alternativas passaram a ser adotadas, dentre elas, a fiança locatícia e o depósito caucionado, mas o que pretende revolucionar o mercado de alugueis é o Cartão Aluguel.

O Cartão Aluguel, promete acabar com o constrangimento de recorrer ao fiador, para o cumprimento do pagamento dos alugueis em atrasado, evitando assim o desgaste decorrentes dessa cobrança.

O projeto está em fase de testes na Caixa Econômica Federal, a meta é substituir a o fiador nos contratos de locação de imóveis. Segundo a Caixa, a inovação deverá custar o valor de um aluguel, que é 50% mais barato em relação ao seguro-fiança. O inquilino receberá um cartão de crédito para pagar o aluguel todos os meses. Se atrasar a prestação, o banco acerta o aluguel, mas depois cobra, com juros. Assim o proprietário do imóvel nem fica sabendo., assim todo mundo ganha.

Para ter direito ao Cartão Aluguel, o locatário terá que desembolsar uma taxa de anuidade. Ele negociará diretamente com uma agência da Caixa Econômica, que enviará uma fatura mensalmente, nos mesmos moldes do cartão de crédito. As taxas de juros, devem ser semelhantes às cobradas pelos cartões de crédito. Claro que a instituição financeira vai analisar a capacidade de pagamento e a ficha do locatário, antes de conceder o crédito. É ou não é uma boa.......

Por Diógenes Silveira - Consultor Imobiliário e colaborador do Jornal de Sobradinho

Nenhum comentário