RECENTES

Secretaria do Meio Ambiente debate novo modelo do aterro sanitário para o DF

O secretário Eduardo Brandão, responsável pela pasta do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF(Semarh) participou de uma mesa redonda sobre políticas públicas ambientais no último dia 14, no Centro Cultural de Brasília-CCB. O evento, promovido pelo centro, debateu temas importantes como Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE), coleta seletiva, fechamento do lixão entre outros assuntos.

Para o secretário Eduardo, o evento reuniu pessoas importantes que ajudam o governo a construir uma política eficiente de meio ambiente. “O debate foi rico em sugestões e precisamos disto para desenvolver projetos estruturantes para o governo, ao invés de ficarmos resolvendo problemas no varejo”, disse o secretário.

O evento integra uma série de atividades motivadas pelo espírito da Campanha da Fraternidade 2011, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, cujo tema é A Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Entre os temas abordados pelo secretário está o fechamento do “lixão”. “Este é um problema histórico de nossa cidade. Vamos iniciar a construção do novo aterro sanitário, mas sabemos que é preciso implementar políticas paralelas como a coleta seletiva, desenvolver legislação para a destinação dos resíduos da construção civil, do lixo hospitalar. Somente assim daremos um jeito e nunca mais teremos um lixão em nossa cidade”. Eduardo informa ainda que os catadores serão inseridos em todo o processo. “Precisamos garantir novas alternativas de trabalho e renda para estes trabalhadores”, conclui Eduardo.

Outro ponto abordado foi o projeto “Brasília, cidade parque”. O programa visa fomentar e disciplinar a gestão compartilhada nos parques e unidades de conservação do Distrito Federal. O novo projeto de licenciamento facilitado também foi debatido. O Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE) e o Catetinho também estiveram na pauta do debate.

Além do secretário Eduardo Brandão, fizeram parte do debate o deputado Joe Valle (PSC) e a promotora de justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Marta Eliana de Oliveira.

Por Karen Vasconcelos

Nenhum comentário