RECENTES

CIDADE: Hospital Regional de Sobradinho e Administração. Um balanço

* Antonio Caetano da Silva

A médica Joana DArc da Silva, diretora geral de Saúde de Sobradinho reuniu na manhã de segunda-feira (20), sua equipe, gerentes dos centros e postos de saúde e o Conselho Regional de Saúde, oportunidade em que foi apresentado um balanço geral do trabalho realizado no primeiro semestre de 2011. No período vários setores da unidade passaram por manutenção e reformas, com gastos em torno de R$340.000,00. Foram adquiridos novos equipamentos como Tomógrafo, 15 modernas máquinas de hemodiálise, aparelhos para exames de endoscopia/colonoscopia e implantado serviços inéditos que melhoraram a saúde da comunidade serrana.

“Nesses seis primeiros meses conseguimos recuperar o telhado, responsável por inundações em épocas das chuvas, revisão nas instalações, elétrica e hidráulica, esgotos, construção de uma nova subestação de energia e iniciamos o processo de informatização do hospital”, enfatiza a diretora. A Direção do HRS efetivou ainda parceria com a Administração Regional da cidade, que liberou um prédio da CEB, desocupado, onde foi instalado o programa NRAD (SAMED), Assistência Domiciliar. Na casa do Administrador, em reforma, será inaugurado em breve um CAPS, destinado a assistência infantil.

A diretora informa que na área de recursos humanos também houve avanços, com a chegada de 11 novos servidores e ampliação de carga horária de 30 profissionais. Está previsto para o mês de agosto a entrega do CS01, da quadra 14, que se encontra em reforma geral e o novo Bloco Materno Infantil, em construção ao lado do hospital com as obras em ritmo acelerado. A inauguração dessa nova unidade está programada para o final do mês de setembro ou início de outubro. Para o HRS foi também liberado uma verba específica direcionada a reformas e ampliação do pronto-socorro e construção de um novo auditório.

Reunião com administradores
No período da tarde, a Direção do Hospital de Sobradinho, juntamente com subsecretário de Logística e Infraestrutura da SES, José Moraes Falcão, o coordenador geral de Urgência e Emergência, Airton Barroso e outros servidores da saúde, participaram no auditório da Administração Regional de reunião promovida pelos administradores de Sobradinho I e II, Maria América e Hamilton da Cunha, onde foi discutida a liberação de um terreno de 20 mil m2, entre as duas regiões administrativas para construção de uma UPA, um CAPS AD, uma Unidade Básica para abrigar cinco equipes da Saúde da Família e uma Academia de Saúde.

“Desde que assumimos a Administração Regional de Sobradinho, nossa preocupação maior, como é também do nosso governador, é com a saúde. Já fomos à Terracap pedir a liberação e acho que no máximo, em 20 dias, o terreno estará liberado à SES para início das obras”, afirma Maria América. Já foram identificados ainda 15 locais com terrenos para construção das unidades básicas em Sobradinho. Se encontram em processo de regulamentação quatro terrenos nas localidades do DNOCS, BASEVI, Nova Colina e Lago Oeste, onde os moradores aguardam o começo das obras.

fonte blog do Jornalista Tarcísio Pádua -aliastpadua.com

Um comentário

jorge luis disse...

Gostaria desde ja agradecer e reinter que alem do NRAD(SAMED) funciona tambem a sede do Conselho Regional de saude de Sobradinho cedido pela Administradora de Sobradinho. Colocar tambem que grande parte das conquistas a qual a direçao do hospital de sobradinho obteve se deu pela brilhante atuaçoes e competencia deste conselho de saude, a começar pelo bloco materno infantil, tomografo ,o setor de furnas do hospital etc. Jorge luis de amorim - Secretario Geral do Conselho Regional de Saude de Sobradinho.