name='content'> ]]>

RECENTES

SEGURANÇA: Polícia Civil divulga serviços da Delegacia Eletrônica


Agentes também estão à disposição da comunidade para tirar dúvidas sobre o Disque Denúncia 197

*Ailane Silva

Mais de 35 mil folders sobre os serviços da Delegacia Eletrônica e o Disque Denúncia 197 estão sendo distribuídos nas estações do Metrô por agentes da Polícia Civil do Distrito Federal. O chefe da Seção de Ocorrências Eletrônicas, Alancrecio do Nascimento de Ledes, explica que o registro de ocorrência por meio dessas ferramentas são recursos indispensáveis para garantir a redução dos índices de criminalidade no DF. “Se a sociedade não denuncia, prejudica a atuação, já que trabalhamos embasados nas estatísticas”, disse.


Além da distribuição de informativos, vários agentes da PC estão à disposição da população para explicar sobre os serviços e sanar demais dúvidas. A técnica em Farmácia Betânia Domingues da Silva, ao passar pela estação Galeria dos Estados, na tarde desta terça-feira (14/06), recebeu orientação dos policiais. “A gente precisa mesmo saber sobre a utilização desses serviços. Acredito que a denúncia pode sim reduzir a criminalidade”, disse.


Segundo a diretora da Divisão de Controle de Denúncia e Ocorrências Eletrônicas (Dicoe), delegada Christianni Zago, aproximadamente 800 ligações são recebidas por dia pelo telefone 197, sendo 55 delas referentes a denúncias. “Estas são lançadas no sistema e encaminhadas à delegacia competente. O número de casos resolvidos chega a 60%”, explicou.


Quanto às ocorrências eletrônicas, de 1º de janeiro a 31 de maio de 2011 foram realizados 818 registros, e em 2010 foram 55.889. Nesta modalidade, o cidadão pode fazer cinco tipos de ocorrência e também imprimir o boletim de ocorrência, o que facilita os serviços e garante mais comodidade às pessoas que não precisam mais se deslocar até uma delegacia para registrar a ocorrência.


Casos solucionados

De acordo com o chefe da Seção de Ocorrências Eletrônicas, Alancrecio do Nascimento de Ledes, na operação batizada Disque Denúncia, motivada pelas ocorrências realizadas pelo serviço 197, dos sete mandados de busca e apreensão autorizados pela justiça, cinco foram flagrantes. Os policiais encontraram armas e drogas em cinco residências, o que deixa claro a importância do uso das ferramentas disponibilizadas para a população.


Ainda de acordo com ele, 80% das denúncias estão ligadas ao tráfico de drogas. A Polícia Civil primeiro recebe as denúncias e realiza uma filtragem, pois nem toda denúncia tem dados o suficiente para motivar uma investigação. Depois disso, a ocorrência é encaminhada ao sistema.


Disque Denúncia 197

O telefone 197 permite ao cidadão fazer qualquer tipo de denúncia com garantia do anonimato, mesmo que a ligação seja feita de sua própria residência ou telefone celular. A pessoa só precisa detalhar o fato sem se identificar.


Delegacia Eletrônica

Por meio da Delegacia Eletrônica, no ícone Delegacia Eletrônica disponível em www.pcdf.df.gov.br, os cidadãos podem registrar de qualquer parte do mundo ocorrências que tenham ocorrido no DF.


Para utilizar o sistema é preciso ter mais de 18 anos e indicar um endereço eletrônico que pode ser de um amigo ou do trabalho para receber a ocorrência. Um policial civil poderá entrar em contato pelo telefone informado na ocorrência para possíveis esclarecimentos. Confira abaixo os cinco tipos de registros que podem ser feitos na Delegacia Eletrônica.


- Furto Simples

- Extravio de objetos e documentos

- Acidente de trânsito sem vítima

- Desaparecimento de pessoas (Não é necessário aguardar 24 horas para tal)

- Localização de pessoas


Pontos de distribuição

A população pode receber os folders e retirar dúvidas com os agentes da Polícia Civil em oito estações do metrô, de 6 às 9h e de 17 às 20h, conforme o cronograma abaixo.


13/06 - Central - Rodoviária de Brasília

14/06 - Galeria dos Estados

15/06 - Shopping

16/06 - Feira

17/06 - Arniqueiras

20/06 - Águas Claras

21/06 - Praça do Relógio

22/06 - Ceilândia Centro


Serviço

Disque-Denúncia - telefone 197

Delegacia eletrônica: www.pcdf.df.gov.br, ícone Delegacia Eletrônica

E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br



por Ailane Silva, da Agência Brasília/ foto Mary Leal

Nenhum comentário