RECENTES

SOBRADINHO: Transporte Público em Debate





*Gizele Chaves

Administração Regional, DFTrans, operadores e usuários se reúnem para debater propostas para o transporte público da cidade

Problemas como superlotação, quantidade insuficiente de ônibus para atender às demandas dos usuários e precariedade dos veículos já são problemas conhecidos dos moradores de Sobradinho, bem como dos habitantes de várias cidades do DF. Com o objetivo de resolver esta situação e traçar uma política de transporte eficaz, que facilite a vida das pessoas, Administração Regional, Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), trabalhadores e moradores da cidade, que utilizam o transporte público, se reuniram ontem (27/07).

A administradora de Sobradinho, Maria América, destacou os principais problemas, no que diz respeito ao transporte coletivo. “O Estado deve garantir qualidade, conforto e segurança aos usuários dos serviços público. Ônibus superlotados, frota escassa e áreas que sequer são atendidas por este serviço são problemas que devem ser rigorosamente enfrentados”, disse. Os presentes também puderam listar as dificuldades enfrentadas por usuários do transporte em Sobradinho, com destaque para os problemas específicos de cada área da cidade.

Depois de ouvir os relatos, o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, informou os presentes a respeito dos projetos que estão em andamento no órgão, além de assegurar o controle do governo na execução e prestação dos serviços de transporte. “A mudança no transporte público já começou. Nós vamos priorizar o transporte coletivo, com gestão pública dos serviços, porque é uma obrigação do Estado assegurar qualidade, segurança e presteza aos usuários”, afirmou.

Ao final, foi criado o Comitê de Transporte de Sobradinho, composto, inicialmente, por 14 membros. O papel do Comitê local é discutir e oferecer sugestões para os problemas que envolvem o transporte público de passageiros. Todas as regiões administrativas terão um comitê regional, conforme determina a Lei nº 239, de 10 de fevereiro de 1992.

Alguns dos problemas listados pelos moradores de Sobradinho
• Carência de linhas (circulares e com destino ao Plano Piloto) que abranjam áreas como Nova Colina, Setor de Mansões, Quadra 08, Dnocs e demais condôminos;
• Insuficiência da frota;
• Longa espera por um ônibus;
• Transporte pirata substituindo o público;
• Superlotação dos ônibus;
• Frota escassa no fim de semana (tanto circular quanto com destino ao Plano Piloto);
• Ausência de fiscalização do trabalho dos operadores do transporte público;
• Precariedade dos veículos;
• Ausência de tabela com os horários das linhas.

Por Gizele Chaves (texto e fotos)

Nenhum comentário