RECENTES

Vendas de carros em 2011 crescem 10,83% em relação ao 1º semestre de 2010


*Mariana Branco

As vendas de carros no Distrito Federal registraram crescimento de 10,83% nos primeiros seis meses de 2011 com relação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos, a quantidade de unidades emplacadas subiu de 53, 9 mil para 57, 8 mil no período. A informação é do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodiv-DF). Com relação ao mês de maio, entretanto, houve queda de 6,76% no volume vendido, de 10,2 mil para 9,5 mil.

Para o presidente do Sincodiv-DF, Ricardo Lima, o aumento das vendas semestrais mostra que o mercado local se manteve aquecido, apesar de estar sob condições adversas, como a diminuição do crédito na praça e o fim da redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Para conter a inflação, o Governo Federal aumentou juros e diminuiu prazos dos financiamentos. Além disso, a desoneração do IPI, medida adotada para manter a economia em atividade diante de uma ameaça de recessão, já terminou.

"É muito difícil você crescer em cima de um resultado que já foi bom, como o de 2010", pondera. Ele acredita que a retração entre maio e junho esteja ligada ao fato de os consumidores estarem aguardando o lançamento dos modelos de 2012 para voltar a comprar. Lima aposta que o segmento de automóveis fechará 2011 com números positivos. "Não deve ser um crescimento tão amplo quanto o do ano passado, mas acho que as vendas vão subir um dígito com relação a 2010", prevê.

Por Mariana Branco/ foto google images

Nenhum comentário