RECENTES

CULTURA: Dois jovens talentos do violão clássico no Teatro de Sobradinho


Os Violonistas Renato Mendes e Victor Santana (foto)

*Geraldo Lima

Quem foi ao Teatro de Sobradinho no dia 26 de julho, à noite, pôde apreciar um recital de violão de encher os olhos. Coisa fina, de alto nível, com repertório variado e apresentação dos músicos irretocável. E o mais importante: um dos músicos é cria da cidade.

As apresentações de Renato Mendes e Victor Santana, dois jovens violonistas ainda em formação, foram arrebatadoras. O público, em número bastante expressivo para esse tipo de apresentação artística, que nem sempre está na mídia concorrendo com os axés e “breganejos” do momento, aplaudiu cada execução musical com entusiasmo. Mas como ficar insensível e indiferente à apresentação de obras como a Sonata BWV 1001, de Johann Sebastian Bach, e Os Cinco Prelúdios de Heitor Villa-Lobos? E, quando executadas com a maestria e a paixão que só os bons músicos possuem, então o arrebatamento é ainda maior. Foi o que demonstraram Victor Santana, que se entregou de fato à interpretação dos Prelúdios de Heitor Villa-Lobos, e Renato Mendes, que foi do adágio ao presto da Sonata de Bach sem vacilar.

Renato Mendes é natural da cidade de Araguari, MG, e cursa, atualmente, Bacharelado em violão na Universidade Federal de Uberlândia sob a orientação do violonista Álvaro Henrique, que o convidou para se apresentar em nossa cidade. Não fez feio, como se pôde observar durante sua apresentação, que teve, no repertório, além da obra de Bach, a Rosa Op. 46, de Mauro Giuliani, e Madroños, de F.M. Torroba.

Victor Santana é cria da cidade. E mais ainda: teve como primeiro mestre de violão o professor Maurízio Martins, que é professor da SEDF e dá aulas de violão clássico no Teatro de Sobradinho (o professor Maurízio ainda terá o seu trabalho reconhecido, pois está formando uma geração de violonistas na nossa cidade que já começa a nos dar orgulho). O jovem Victor Santana é aluno da UnB, onde já estudou com Eustáquio Grillo, mas atualmente, através do Programa de Mobilidade Acadêmica, estuda na Universidade Federal de Uberlândia, MG, também sob a orientação do violonista Álvaro Henrique. Já teve a oportunidade de se apresentar em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Brasília. Aqui, em Sobradinho, interpretou de forma vibrante Os Cinco Prelúdios, de Heitor Villa-Lobos, e Sonata, de Leo Brouwer. Continuando assim, não demorará e virão os recitais no exterior.

Daqui fica a nossa torcida para que esses novos talentos do violão clássico continuem galgando os degraus da fama, justa e merecida. Fica também o nosso pedido para que as pessoas, em apresentações artísticas dessa natureza, que exigem silêncio e concentração, evitem se levantar e sair do recinto durante a apresentação do músico. Outro fato que atrapalha bastante é a presença de crianças na plateia. Elas, como é próprio da idade, não têm paciência para ficar sentadas em silêncio durante uma hora ou mais. Querem mesmo é se levantar, andar e brincar. E isso não é possível durante a apresentação do recital.


(*)Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (conto, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora), UM (romance, LGE Editora/FAC) Trinta gatos e um cão envenenado (peça de teatro, Ponteio Edições) e Tesselário (minicontos, Selo 3x4, Editora Multifoco). É colunista dos sites O BULE www.o-bule.com e Portal Entretextos: www.portalentretextos.com.br Colabora com o Jornal Opção, Jornal de Sobradinho e a Revista TriploV: www.triplov.com Bloga ainda em: www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com

Nenhum comentário