RECENTES

EDUCAÇÃO: Um dia de Festa no Circuito de Ciências de Sobradinho
















A Diretoria da Regional de Ensino de Sobradinho realizou hoje 25/08, encontro anual objetivando incentivar o público a conhecer as novidades das produções científicas e tecnológicas de cada escola pública da cidade serrana, levando do âmbito escolar ao espaço público, novas percepções e descobertas.


•Júnior Nobre

Um dia inteiro foi pouco para desfrutar do conhecimento, criatividade e integração de professores, alunos e comunidade nas instalações do Ginásio de Esportes no qual resultou em várias apresentações e disponibilidade para o conhecimento. Ver alunos interessados em expor suas idéias e projetos é algo inimaginável. Louvável é ver a satisfação e o sorriso no rosto dos mestres que passam o ano inteiro ensinando com dificuldades seus ávidos alunos.

Conversando com alguns professores podemos perceber a tamanha complexidade em exercer o magistério. Francisco Marcílio - professor (Chico) de Geografia é Coordenador Integral do CEF 04 – tem uma turma de 60 alunos e consegue envolver toda escola em seus projetos. Atualmente faz dois atendimentos um pela manhã e outro a tarde onde obtém apoio através de uma assistência de voluntários – AVEZ, no qual orienta jovens como Beatriz de 13 anos e João Pedro S. Viana 12 anos a envolver-se desde cedo com a reciclagem, cuidados com a natureza, reflorestamento e replantio de mudas através de oficinas.

Essa campanha do politicamente correto foi tema do CED (Centro Educacional) 03 que fomentou aos alunos a necessidade da divulgação de educação ambiental com desenvolvimento de um blog - www.ced3ambiental.blogspot.com - criado desde 2009 no qual já contabiliza mais de 100 mil visitas, 208 seguidores, cerca de 80 visualizações diárias e selo top blog sustentabilidade objetivando a formação da consciência ecológica.

Outro projeto que merece destaque é do Centro de Ensino Fundamental 01 coordenado pelos professores Fábio Rodrigues e Melcks Santana que desenvolveram juntamente com seus alunos um protótipo Dínamo acoplado a uma bicicleta para geração de energia elétrica. Segundo Fábio, a idéia é diminuir o impacto ambiental e que no futuro academias de ginástica possam utilizar este projeto em suas bicicletas ergométricas exercendo o papel original do bem estar, agregado a geração de energia.

O Projeto coordenado pelo professor Joaquim da Escola Classe 10 é o UCA, uma iniciativa do Governo Federal que visa distribuir a cada estudante da rede pública do ensino brasileiro um laptop voltado para educação. A intenção do programa é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país. Para isso, é preciso preparar desde já os alunos para serem agentes criativos. Dentro deste contexto, acredita-se que o laptop seja uma ferramenta fundamental, já que auxilia o aprendiz na criação e compartilhamento do conhecimento, através da integração na rede tecnológica. A constante troca de experiências e informações entre os próprios alunos e entre as crianças e suas comunidades poderá aproximar escola e comunidade fazendo os alunos produzirem conhecimento.

Outra situação não menos importante é observar o trabalho da Oficina Pedagógica localizada no Barracão da Escola Classe número 15 - São três projetos direcionados a formação de professores: Baú de ideias, Tecendo Histórias e Educação em pespectiva lúdica e integral coordenadas pelas professoras Jeane, Adilcéia, Noiza e Silvane.

Interessante também foi observar a integração da DRE /Sobradinho com a iniciativa privada e outras parcerias governamentais. Atendimentos do SENAC, Laboratório Exame e Batalhão Escolar da Polícia Militar-DF só reforçam ainda mais a necessidade dessa integração. Com o sucesso de público hoje, 2012 promete muito mais...

Por Júnior Nobre (texto e fotos)

2 comentários

Josi Xavier disse...

Olá Junior,
agradecemos a presença no nosso evento - nosso - de toda a comunidade. E a belíssima matéria que fez sobre o Circuito de Ciências.
Apenas lamento que outros eventos tão importantes já aconteceram na DRE, eu mesma inclusive já havia te convidado, mas infelizmente vc nunca havia comparecido.
Não sei quais são seus critérios para participação/divulgação. Mas o legal é que vc foi nesse e acredito que tenha gostado.
Volte sempre!
Ps.: Copiei as fotos aqui postadas para guardar nos arquivos da DRE, ok?
Ps.: Vc passa por mim e nunca me reconhece... rs rs rs rs
Abraço fraterno.
Josi Xavier

Adilcéia disse...

É BOM VER A DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS EM PROL DA EDUCAÇÃO!
A PARTICIPAÇÃO DE TODOS CONTRIBUI SEMPRE PARA O SUCESSO DO EVENTO E MUITO MAIS PARA O INCENTIVO AOS ALUNOS DE NOVAS DESCOBERTAS.
JUNIOR SEJA UM PARCEIRO DA EDUCAÇÃO FAZENDO A DIVULGAÇÃO EM SEU JORNAL DE TODOS OS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS EM EDUCAÇÂO, ASSIM A COMUNIDADE TERÁ CONHECIMENTO DO QUE É FEITO DE BOM PELOS E COM NOSSOS ALUNOS.
SEJA BEM VINDO A NOSSA COMUNIDADE EDUCAÇÂO!!!


OBS; INFORMAÇÃO SOBRE O TEXTO RELACIONADO A OFICINA PEDAGÓGICA, ALÉM DE ATENDIMENTO SISTEMATIZADO, E A SEGUIMENTOS COMO O EJA ESTÁ SENDO OFERECIDOS TRÊS CURSOS: TECENDO HISTÓRIAS, BAÚ DE IDÉIAS E A EDUCAÇÃO NUMA PESPECTIVA LÚDICA E INTEGRAL
EQUIPE DA O.P. DE SOBRADINHO:
JEANE, ADILCÉIA, NOIZA E SILVANE.

JUNIOR PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!

ABRAÇO
ADILCÉIA