RECENTES

Sobradinho II, cidade sem fronteiras

O crescimento de Sobradinho II foi inveitável e com isso veio a infraestrura. Os moradores que acompanharam essa transformação afirmam que a região é muito boa de morar. Mas com esse crescimento surgiram os problemas.

Uma Região Administrativa (RA) que foi criada por decreto e ainda não possui definição oficial de seus limites físicos. Toda a área que abrange Sobradinho II e as demais características será definida mediante a promulgação da sua lei de criação. A região possui 100% de serviços de infraestrutura urbana. A cidade tem cerca de 70 mil habitantes.

A cidade nasceu de uma invasão, há mais de 20 anos, e foi criada para abrigar famílias beneficiadas pelo Programa de Assentamento de Pessoas de Baixa Renda. Para a região vieram, principalmente, moradores de Sobradinho I.

Uma cidade boa de morar, segundo os moradores. Porém, ainda enfrenta problemas recorrentes a outras regiões do DF como, a falta de investimentos na saúde, transporte público, segurança e, principalmente, não se sabe aonde começam e terminam as terras da cidade. A preocupação dos moradores é se isso um dia será solucionado ou se sempre será um jogo de empurra.

Para a comerciante Márcia Araújo Viana, 44 anos, a situação territorial prejudica o comércio, pois eles não sabem aonde ir para pagar as contas, Sobradinho ou Sobradinho II. “Estou morando aqui há pouco tempo e percebi que o comércio daqui encontra muita dificuldade, principalmente para regularizar a situação do imóvel. Já vi que isso nunca vai ter um fim, pois a reclamação é unanime. Isso é um absurdo”, disse.

Outra questão que atrapalha os moradores que trabalham em outra cidade, tal como as crianças que estudam em outra região, é a falta de ônibus. Não há linhas para outras cidades satélites. Só para o Plano. “A gente depende dos microônibus. Todo dia é uma batalha para chegar ao trabalho”, disse o morador Inácio Martins.

O administrador Hamilton Alves da Cunha, informou que os moradores da cidade vinham reclamando da falta de transporte, saúde e de segurança e dos inúmeros delitos no centro da cidade. “Brasília toda demanda melhorias nessas áreas, principalmente na segurança. É preciso que se façam ações imediatas, mais está faltando efetivo em algumas regiões para fortalecer o policiamento já existente. Estamos nos reunindo com os conselhos de segurança e de transporte para debater e colocar as principais questões. Com isso, esperamos encontrar uma solução para estas demandas” destacou. A criação dos Conselhos também vai colaborar para outras melhorias, uma vez que as necessidades destas áreas serão detectadas e os órgãos responsáveis serão acionados.

A administração ressaltou que serão feitas, até outubro, operações tapa buracos nas vias, para evitar que, com a chegada da chuva, a situação do asfalto fique ainda pior. Porém, a intenção é reforçar a base, recuperar e recapear o asfalto das vias urbanas e rodovias de maior trânsito da cidade. Mas o recapeamento total só deve começar no próximo ano. “Nossa pretensão é que nesses três anos e meio de governo Sobradinho II esteja com asfalto novo. Também precisamos dar atenção a DF 420 e 150, pois são vias de maior movimento”, observou Hamilton.

A Administração Regional de Sobradinho II informou que realizou a primeira ação de limpeza como, a poda da grama e o recolhimento do lixo e entulho, além de limpeza e pequenos reparos. O objetivo da limpeza “emergencial” é deixar Sobradinho II visivelmente arrumada para os moradores. Nesta ação, a administração contou com a parceria do Serviço de Limpeza Urbano e do Governo Distrito federal.

Mas a cidade também tem muita coisa boa. A feira permanente é uma delas. Virou ponto de encontro dos moradores. Vendem de tudo: roupa, verdura, frutas, galinha caipira, pato, é possível encontrar de tudo na feira. Ela funciona todas as quintas-feiras com projetos culturais, como apresentação de artistas locais.
Na área de cultura e lazer, a Administração pretende reestruturar a Galeria de Arte e reformar o ginásio de esportes, onde serão realizadas as festas da cidade.

Breve histórico
Em 27 de janeiro de 2004, Sobradinho II foi desmembrado de Sobradinho e transformado na Região Administrativa XXVI. Atualmente, consideram-se como Sobradinho II o assentamento e os diversos condomínios antes pertencentes a Sobradinho, em uma área de 285km².

No início da década de 1990 foi criado o núcleo habitacional Sobradinho II, como parte integrante da Região Administrativa V – Sobradinho, como consequência do Programa de Assentamento de População de Baixa Renda, que tinha como objetivo transferir as pessoas que moravam em um mesmo lote e também fixar os moradores das invasões do Ribeirão Sobradinho e Lixão.

Também foi considerado como Sobradinho II o assentamento e os diversos condomínios antes pertencentes a Sobradinho exceto os Condomínios Império dos Nobres e Rural Residencial RK que continuam pertencendo a RA V.

Fonte: DF Notícias - Edição 765

(*)link: http://issuu.com/suedvieira/docs/dfn_765_pag_todas?viewMode=magazine&mode=embed

Nenhum comentário