RECENTES

CULTURA: Noites de Cinema em Sobradinho









*Emicles Nogueira Nobre Junior 

Começou o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e confesso que fazia um bom tempo que não via o Miqueias Paz, aquele mímico que chegou a ser deputado distrital e hoje nas lidas em defesa da arte e cultura. Dia (27), Miqueias fez brilhantemente o cerimonial de abertura paralela do Festival de Cinema em conjunto a uma atriz da região, no Teatro de Sobradinho.

Antes chamou a atenção uma bela apresentação da premiada Orquestra Sinfônica de Sobradinho comandada pelo Maestro Nascimento que realizou a solenidade de boas vindas aos convidados e amigos da arte para prestigiar o festival na cidade.

O que também ficou evidenciado foi à qualidade do som apresentado no Teatro de Sobradinho para o evento, algo similar ao das grandes salas de cinema do DF em Double Stereo, comandada por profissionais de alto nível vindos diretamente de São Paulo para nortear cada película.
Na primeira noite, foi apresentado o longa-metragem AS HIPER MULHERES, um filme de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã kuikuro, 80min, RJ/PE – antes CÉU, INFERNO E OUTRAS PARTES DO CORPO, de Rodrigo John 7min33, RS (animação), BOMTEMPO de Alexandre Dubiela, 1min30 MG (animação), SERTÃO CINZENTO, de Henrique Dantas, 25min, BA e A FÁBRICA, de Aly Muritiba, 15min, PR. Pelo jeito os espectadores gostaram, houve muita interatividade em certos trechos dos filmes apresentados na primeira noite em Sobradinho.

Ontem (28) dando continuidade, foi apresentada a mostra competitiva, classificação 14 anos - com os filmes MOBI DICK de Alessandro Corrêa, 8min, SP (animação) – 2004, de Edgard Paiva, 5min48, MG (animação) – OVOS DE DINOSSAURO NA SALA DE ESTAR, de Rafael Urban, 12 min., PR – A CASA DE VÓ NEYDE, de Caio Cavechini, 20 min., SP – e o longa, TRABALHAR CANSA, de Juliana Rojas e Marco Dutra, 99min, SP, com Helena Albergaria, Marat Descartes e Naloana Lima.

Hoje tem mais, QUINDINS, de David Mussel e Giuliana Danza, 9min22, MG (animação), A MALA de Fabiannie Berg, 1min45, PA (animação), PREMONIÇÃO, de Pedro Adib, 15 min., RS, DE LÁ PRA CÁ, de Frederico Pinto, 15 min., RS e o longa HOJE, de tatá Amaral, 90 min., SP, com Denise Fraga, Cesar Trancoso e João Baldasseirine. Só lembrando que os preços praticados neste festival paralelo são simbólicos: R$ 4 a inteira e R$ 2 meia entrada.

Para a Gerência de Cultura da RA V Robson Salazar além da satisfação em realizar pela primeira vez este evento de tradição do DF, fica a certeza de que Sobradinho não pode mais ficar de fora do circuito, é justo a comunidade poder ajudar a impulsionar esta arte áudio visual e conhecer quem fomenta este mercado por traz das lentes.

Por Emicles Nogueira Nobre Júnior - fotos Eduardo Nobre/JS

Nenhum comentário