RECENTES

ESPORTE: Em Sobradinho, Policiais Militares fazem do futebol, caminho para que as crianças carentes possam pensar em um futuro melhor



*Ferreira Santos

Em Sobradinho a bola é vista por dezenas de crianças carentes como a esperança de dias melhores, de manter aceso o sonho de cada uma e ao mesmo tempo, protegendo-as das drogas e ensinando que o caminho para um futuro melhor, passa por boas notas na escola onde estudam. O futebol é usado pelos policiais militares do 13º BPM de Sobradinho, como trampolim para alcançar os objetivos de manter o sonho da criança que quer ser jogador profissional, ajudando a criar o espírito de cooperação, competitividade, coletividade, solidariedade, disciplinando e conscientizando a criança de suas responsabilidades.

A escolinha de Futebol do 13º Batalhão da Polícia Militar de Sobradinho, é composta por cerca de 180 crianças de 5 a 8 anos. As aulas acontecem as terças, quartas e sextas-feiras, em dois turnos, matutinos e vespertinos. Todas as crianças são moradoras de Sobradinho e a maioria do Bairro Vila Dnocs, uma comunidade carente da cidade.

Na manhã deste sábado (03/09) às 9h foi realizado o primeiro torneio de futebol com equipes da própria escolinha de futebol do 13º Batalhão, o campo ficou enfeitado com as cores dos uniformes e pelo sorriso da criançada. O trabalho social dos policiais com as crianças também ajudam a formar o caráter do cidadão de amanhã, tendo o futebol como parâmetro disciplinador.

Coordenado pelo Subtenente Giovanni, auxiliado pelo Sargento Sampaio, a escolinha de futebol do 13º BPM existe desde 1997, quando o Coronel Rosbak comandante da PMDF era o comandante do 13º BPM. O torneio contou com a presença de alguns pais na torcida.

O que se viu no pequeno campo dentro do 13º Batalhão quando a bola rolou, foi muita garra, disposição, e disciplina. As crianças mandaram o seu recado de que, o esporte ainda é a melhor forma de integração social, para tirar das ruas, centenas de crianças, afastando-as das drogas e mantendo aceso o sonho das crianças em se tornarem jogadores profissionais e cidadãos de bem, em qualquer outra profissão que vierem a exercerem no futuro.

A maioria são de moradores da Vila Dnocs, e o sonho é o mesmo,de ser jogador profissional. O futebol é o antídoto usado pelos policiais militares para manter as crianças na escola com boas notas. Sem dúvida, são ações que irão refletir no futuro, melhorando as condições de vida desses brasileirinhos apaixonados pela vida, pela bola e pelo local onde moram, pois carregam na sua simplicidade, sonhos que precisam serem oportunizados para se transformarem em realidade.

Sonhos como os dos irmãos Nilson Ravan de Souza Lima, (7) anos, e Nelson Ronaldo de Souza Lima (8). Os dois são moradores da Vila Dnocs, introvertidos e sorridentes, eles mostram que estão felizes por estarem ali, fazendo o que gostam. O mais novo é tão pequeno que o short falta tocar o chão, e no meio dos outros, ele parece esquecer sua pequena estatura demonstrando que a vontade de vencer o jogo da vida e o prazer de estar jogando, é maior, fazendo com que ele supere os obstáculos. Os dois irmãos estudam na escola classe número 10 que fica na quadra 1 de Sobradinho, e cursam 1ª e 3ª serie respectivamente.

André Oliveira Souza (9) também mora na Vila Dnocs e divide o sonho de ser jogador de futebol com o de ser soldado do Corpo de Bombeiros. Perguntado porque quer ser Bombeiro, ele responde sem titubear, quero salvar vidas, e jogador, por que é o que eu mais queria. Sonhos que todos os dias têm que ser regados para manterem acesa a esperança das 180 crianças que freqüentam a escolinha de futebol do 13º BPM de Sobradinho.

O Sargento Sampaio afirmou que ao menos uma vez por mês os policiais responsáveis pela escolinha visitam a escola onde as crianças estudam, caso a criança não esteja tendo um rendimento escolar favorável ela poderá ser cortada da escolinha, isso ajuda a disciplina da criança para com suas tarefas escolares. Afirmou.

O torneio terminou por volta das 11h da manhã e todas as equipes saíram vencedoras por acreditarem que o esporte pode fazer o gol da cidadania nascer em cada criança e no cidadão futuro. Ao final do torneio, todos saborearam um lanche, o pequeno Nilson Ravan, era só alegria, afinal de contas o time dele foi campeão, a premiação acontecerá na segunda-feira.

Todas as crianças e policiais militares que fazem parte do projeto das escolinhas de futebol, que apesar das dificuldades enfrentadas são responsáveis pelos sorrisos, gritos, pulos de felicidades mantendo aceso os sonhos de milhares de crianças espalhas pelas escolinhas de futebol que funcionam dentro das unidades da Polícia Militar do Distrito Federal já são verdadeiros campeões.


Por Ferreira Santos(texto e fotos)Especial para o Jornal de Sobradinho

Um comentário

e nois ne? disse...

E MUITO BOM SABER QUE JA COMEÇOU A ESCOLINHA PARA CRIANÇAS CARENTE,SO QUE EU ESTOU ME SENTINDO DISCRIMINADA POIS EU DEIXEI TDOS OS DOC DO MEU FILHO A MAIS DE TREIS MESES,E NAO CHAMARAM MEU FILHO,SERA Q E PORQ EU MORO NO DNOC´S?AQUI TBM TEM PESSOAS BOAS,E HONESTAS,MEU FILHO TEM 12 ANOS E PENSEI Q POR MORAR NUMA AREA Q TEM UM ALTO INDICE DE MATERIA POLICIAL,IRIAM ME AJUDAR TIRAR ELE DAS RUAS,É COMO OUTROS AQUI TBM Q PRECISAM DE UMA OPORTUNIDADE.TAI MEU DESABAFO,OBRIGADA.CRIS