RECENTES

CIDADE: Paciente LUIZ PIMENTEL com leptospirose no DF tem piora por falta de UTI, diz família

Filhas recorreram à Justiça para conseguir vaga; estado do Luiz Pimentel é grave. Secretaria afirma que paciente recebeu todos os cuidados necessários.

A família de Luiz Pimentel de 52 anos que está internado em estado grave com leptospirose no Distrito Federal reclama da demora no atendimento da rede pública de saúde. As filhas do paciente dizem que a vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) só foi conseguida depois de determinação judicial, em hospital particular com convênio com o SUS. Elas afirmam ainda que a ambulância do Samu para transporte do paciente não chegou.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que o paciente recebeu todos os cuidados necessários, desde sua admissão no Hospital Regional de Sobradinho.

"Devido à gravidade do quadro, sendo o paciente classificado com o risco vermelho e diagnóstico de leptospirose, o paciente foi removido pela ambulância do HRS - acompanhado por médico - para uma Unidade de Terapia Intensiva/UTI de um hospital da rede conveniada", diz a nota.

As filhas do paciente contam que ele começou a passar mal no dia 17. Na quinta-feira (20), foi levado para o Hospital de Sobradinho. “Ele mora numa área que tem um córrego. No domingo ele passou por uma área descalço, por uma enxurrada de água da chuva. O médico falou que foi exatamente isso aí que causou a doença”, diz Viviane Oliveira, filha do paciente.

No dia seguinte à internação, o quadro se agravou e foi recomendada a internação do paciente em uma UTI. Sem vaga na rede pública, foi preciso uma liminar da Justiça para conseguir prioridade na transferência.

“Os médicos do Hospital de Sobradinho foram bem atenciosos, correram atrás dessa UTI para ele, mas, infelizmente, a gente só conseguiu às 23h. Ele ficou 12 horas sofrendo muito. Hoje o quadro dele está grave, com falência múltipla dos órgãos”, conta Viviane Oliveira.

A remoção do paciente teria sido dificultada pela falta de ambulância, afirma Rosena Pimentel, outra filha do paciente. “Tentaram de todas as formas. Contaram o Samu e não chegou nunca. A gente correu atrás, foi aí que descobriram uma ambulância do hospital e colocaram ele, mesmo não sendo UTI móvel.”

A leptospirose é uma doença infecciosa que pode ser contraída pelo contato com a água da chuva contaminada pela urina do rato. Lugares que têm saneamento básico deficiente ou muito lixo facilitam o contágio após as chuvas.

(*)Click no título deste artigo para assistir a reportagem em anexo

Do G1 DF/ com adaptação

Nenhum comentário