name='content'> ]]>

RECENTES

Sobradinho II comemora 22 anos



Programação festiva vai até o dia 27/10


Nesta terça-feira (11/10), Sobradinho II completa 22 anos. O Governo do Distrito Federal preparou uma programação festiva, que vai até o dia 27, com shows, forró, feira cultural, lazer, torneios, além de campeonatos. A cidade, nascida de um assentamento em 1990, tem como forte característica a riqueza mineral, o que garante a produção de cimento e brita distribuídos em todo DF e em parte do Brasil. Há também riachos, cachoeira e paisagens naturais que marcam a prática comum de esportes radicais.

Uma das regiões rurais de Sobradinho II é responsável pela produção de materiais para construção civil, a Fercal. O seu nome originou-se da fusão de duas palavras, ferro e cal. A região foi formada por funcionários que se instalaram próximo ao trabalho e ao redor das fábricas de cimento e pedreiras.

Este setor que contribui para manter o grande fluxo de dinheiro movimentado na Fercal corresponde a 30% da arrecadação de impostos da Unidade da Federação e impulsiona o desenvolvimento de todo o DF. A reserva mineral ainda existente é suficiente (se mantida a produção atual) para fornecer materiais por pelo menos mais cem anos.

Já no quesito lazer, a região é composta por vários riachos, que só aparecem na época das chuvas. Um deles é o Sucuri, que corta várias comunidades locais e é um dos pontos de diversão. Há também várias cachoeiras. A mais conhecida é a Ribeirão Sobradinho, um ótimo lugar para tomar banho e se divertir com a família.

Por ser uma região rural, Sobradinho II possui vários pontos altos, como montanhas e vales, que são constantemente procurados por turistas e praticantes de esporte de todo DF. Nestes locais, costuma-se praticar esportes como mountain bike, motocross, cross country, rappel e jeep cross.

Sobradinho II

A cidade, instituída pelo Decreto Nº 13.362 de 07 de agosto de 1991, possui aproximadamente 75 mil habitantes e nasceu de um projeto especial de urbanismo elaborado pelo extinto Instituto de Planejamento Urbano do Distrito Federal (IPDF). A região onde foi implantado o assentamento de Sobradinho II localiza-se em uma superfície topográfica plano-ondulada, com declives suaves, próximo ao Ribeirão Sobradinho e seu tributário o Córrego Paranoazinho, integrantes da Bacia do Rio São Bartolomeu.

(*)OBS: Click na foto para melhor visualizar as informações acima. Registramos ainda que já está circulando a edição de outubro número 234 do Jornal de Sobradinho...

Ailane Silva, da Agência Brasília

Nenhum comentário