RECENTES

CULTURA: Sucesso da Feira do Livro Caminhos da Leitura

*Gizele Chaves

Debates, oficinas, homenagens, palestras, contadores de histórias e acervo variado marcam a primeira feira da história da cidade

A Administração Regional fez história ao realizar a primeira Feira do Livro de Sobradinho. Com programação variada, lançamento de livros, qualidade e variedade de títulos expostos, o evento encantou crianças e adultos que visitaram a mostra. De 24 a 28 de outubro, o público pode participar de debates e palestras, além de shows musicais e a apresentação do Boi do Seu Teodoro.

Os contadores de histórias garantiram a animação do público infantil, com diversas encenações que destacavam a importância da leitura para a formação e desenvolvimento das crianças. As escolas públicas e particulares da cidade também puderam apresentar os projetos de leitura que realizam e expuseram os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.

O secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, participou da cerimônia de abertura da Feira. “A literatura possibilita um aprendizado mais agradável, que liberta e estimula a imaginação. Realizar uma feira do livro é possibilitar a democratização do acesso a este mundo encantado do saber”, disse. Na ocasião, Hamilton declamou versos que escreveu ainda criança.

Os jornalistas da cidade participaram da mesa redonda “O papel dos jornais comunitários na construção da identidade cultural da cidade”. Cida Magalhães, Júnior Nobre, Tarcísio Pádua e Fernando Correa revelaram curiosidades da profissão, responderam às perguntas da platéia e relataram as dificuldades econômicas para manter um veículo comunitário.

Na noite do dia 27/10, foi apresentado o patrono da Biblioteca Pública de Sobradinho, que agora carrega o nome do jornalista e pioneiro da cidade, Loureiro Júnior. Moradores da cidade, familiares e amigos de Loureiro participaram da cerimônia. Os indicados a patrono foram: Clarice Lispector, Jorge Amado e Loureiro Júnior.

Emoção à parte


A Feira do Livro Caminhos da Leitura prestou homenagem a uma grande incentivadora da aprendizagem por meio dos livros e da literatura. Trata-se da educadora Cristiane Mulim, morta em agosto deste ano, durante um grave acidente de trânsito. Moradores da Cidade, alunos, amigos e familiares de Cristiane participaram, no dia 27/10, da inauguração do Ponto de Leitura que leva o nome da educadora. As crianças cantaram a canção favorita da professora, a música A Paz, do grupo Roupa Nova, emocionando a todos os presentes.

A parada de ônibus onde está funcionado o Ponto de Leitura em homenagem à professora foi revitalizada e pintada por grafiteiros da cidade. Consta a seguinte inscrição no local: “Paz no trânsito, pelo amor”. Também foi plantado um jardim ao redor do lugar. Os pais de Cristiane e do marido dela, Marlon Pereira (também morto em consequência do acidente), e o administrador Regional em exercício, Márcio Guedes, plantaram um ipê em homenagem à pedagoga.

Os alunos do Santa Rita de Cássia (escola onde a pedagoga lecionava) doaram 300 livros para o Ponto de Leitura Cristiane Mulim, que está instalado no local do acidente que vitimou a professora (parada localizada entre as quadras 11 e 12 de Sobradinho). O objetivo é não deixar a tragédia cair no esquecimento e converter o lugar em um espaço de leitura que beneficie a comunidade. A ação integra o Projeto Parada Com Leitura, que tem a finalidade de transformar pontos de ônibus em mini bibliotecas.

Por Gizele Chaves (texto) João Timóteo/JS - (fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

Nenhum comentário