RECENTES

O Centro de Saúde nº 2 de Sobradinho comemora o sucesso das Práticas Integrativas de Saúde com moradores da cidade

No último dia 1/12 foi realizado um encontro com praticantes da automassagem, para um delicioso café da manhã e uma palestra com o Dr. Marcus Freire – Coordenador Geral da Automassagem que veio ao Centro de Saúde número 02 interagir as técnicas da boa pratica dos exercícios físicos, divagando teorias e ensinando aos moradores de Sobradinho que o trabalho em grupo é fundamental para o sucesso. Na ocasião, praticantes da automassagem puderam aquecer os movimentos ao som da boa música ofertada por musicistas da nossa bela cidade serrana. Lembrando que as atividades de saúde são desenvolvidas na Quadra 03, entre os conjuntos D e E

1. Lian Gong - segundas-feiras às 7h30
2. Automassagem - terças e quintas-feiras às 7h30 Nome do Grupo: Vivendo Melhor
3. Tai Chi Chuan - quartas e sextas-feiras às 7h30

Local: praça localizada nos fundos do Centro de Saúde

Clientela: comunidade usuária do Centro de Saúde (pacientes hipertensos, diabéticos, idosos, em acompanhamento para cessação do tabagismo e pacientes em gera).

Benefícios obtidos com as referidas práticas: melhora do equilíbrio prevenindo as quedas, melhora da qualidade do sono, melhora no controle das doenças crônicas, melhora nos sintomas da cessação do tabagismo, melhora da força muscular, aumento da imunidade, melhora do convívio social, melhora da auto-estima, disciplina, melhora da circulação, auto-defesa, melhora da concentração e muitos outros benefícios.

Este programa é coordenado pelo NUMENATI- Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração da SES/DF.

Depoimento: Segundo um dos participantes - o Sr. Afonso Alvino da Silva de 59 anos afirma que a mais de um ano vem fazendo um trabalho de acompanhamento para monitorar a hipertensão e a artrose. Declarou a esta reportagem que jogou bola por muitos anos e com o passar do tempo veio às dores e a necessidade de uma automassagem. Hoje Afonso pratica exercícios com regularidade e afirma que houve uma melhora significativa de disposição. (foto vertical) .


Fonte: Celma Maria/Coordenadora Regional do Centro de Saúde número 02 de Sobradinho/DF com adaptação de Júnior Nobre

Nenhum comentário