RECENTES

ESPORTE: Núcleos de Iniciação em Sobradinho formam atletas desde os anos 80

Esta semana, o Esporte pelo DF foi até Sobradinho para mostrar um dos mais bem-sucedidos programas da área no Distrito Federal: o Núcleo de Iniciação Desportiva (NID).

O projeto, idealizado pela Secretaria de Educação do DF, atende, desde a década de 1980, crianças matriculadas na rede pública, com o objetivo de oportunidade na iniciação em alguma prática desportiva, já que os núcleos são separados por modalidade

Só em Sobradinho o projeto da Secretaria de Educação atende quase 1.200 alunos, divididos nas modalidades atletismo, ginástica rítmica, voleibol, futsal, futebol e basquete. Há ainda o projeto “Ginástica nas Quadras”, voltado para a terceira idade.

Um dos NIDs de maior destaque na cidade é o comandado pelo atleta e professor aposentado da Secretaria de Educação João Evangelista Sena. O núcleo fica localizado no Estádio Agostinho Lima e atende a cerca de 40 crianças carentes. “Todos os projetos do NID são a custo zero para o usuário. O objetivo do programa é formar cidadãos. Estamos sempre precisando de ajuda. Muitas crianças são de favelas perto da cidade ” explica Sena.

Para o professor, a maior dificuldade para manter a escola é a falta de apoio. “Para manter o NID e conseguir os materiais necessários, firmamos parcerias com entidades, empresas e ONGs. Mas não é o suficiente, precisamos também de lanches para as crianças, que são extremamente carentes”, conta João Evangelista.

A escolinha de Sena é conhecida por ter formado grandes nomes do atletismo brasiliense. Sob a sua direção, os atletas treinados em Sobradinho bateram mais de 30 recordes brasileiros. Um exemplo é a fundista Carmem de Oliveira, que quebrou o recorde sul-americano em diferentes provas por incríveis 18 vezes.

Hoje, dois dos maiores destaques são os atletas Caio Sena, na marcha atlética, e Alessandro Jesus de Oliveira, que disputa a corrida com obstáculos.

Sena ainda lembra a dificuldade financeira para mantê-los. “É muito complicado manter estes atletas. Os dois são frutos do trabalho do NID. Mas não temos recursos. Precisamos de mais patrocinadores, para conquistar mais títulos”, avisa.

Outras modalidades

Além do atletismo, outra modalidade muito procurada é a ginástica rítmica. Durante todo o ano, a lista de espera chega a passar dos trezentos candidatos. “Mesmo com a grande procura, sempre tentamos dar chance para todos eles. Apresentamos todas as modalidades com aulas experimentais”, explica Jorge Moreira, coordenardor dos NIDs da cidade.

Todas as aulas são ministradas por professores da secretaria. Os critérios para a escolha dos professores são rigídos. “Nos Núcleos de Iniciação Desportiva, precisamos de professores com um perfil diferenciado. Além de trabalhar com crianças muito carentes, a função exige uma dedicação diferenciada”, conclui Jorge.

Fonte:Clara Carvalho/Clicabrasilia

Nenhum comentário