RECENTES

ENTREVISTA PAULO TADEU

*Cida Magalhães

Paulo Tadeu nasceu e viveu toda a vida em Sobradinho. Funcionário da CEB, iniciou sua carreira política como militante do movimento estudantil de Sobradinho. Foi também dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na década de 90. Representante da cidade, exerceu três mandatos na Câmara Legislativa pelo Partido dos Trabalhadores (PT), desde 1998, sendo o distrital mais votado em 2006. Em 2010 foi eleito deputado federal e no início de 2011 licenciou-se para assumir a Secretaria de Governo do GDF. Considerado um dos mais importantes colaboradores do Governo, Paulo Tadeu fala do seu trabalho, das dificuldades encontradas e de sua dedicação e amor pela cidade serrana.

Nem os mais pessimistas acreditavam que a situação do Distrito Federal era tão crítica. O senhor chegou a citar, em entrevista no ano passado, que era preciso “refundar” Brasília. Como está sendo trabalhar a frente do Governo com tantos problemas e dificuldades acumulados pelos governos anteriores, ao longo destes anos?

Paulo Tadeu – Tem sido uma batalha diária para o governo, não só pelos problemas e dificuldades que encontramos, mas pelo momento que o DF atravessou. Caminhamos para o segundo ano de governo e até hoje os desmantelos das gestões passadas atrapalham o desenvolvimento do trabalho. São dividas, contratos e obras suspeitas que surgem a cada dia. Estamos trabalhando para sanear a economia do DF espoliada por anos de governos irresponsáveis. O cenário que a cidade se encontra, está bem diferente do passado. Conseguimos arrumar a casa e a população já consegue perceber as mudanças.

Sobradinho completa este mês 52 anos de fundação. Como o senhor, um dos principais representantes da cidade, tanto no Executivo como no Legislativo, vê a cidade hoje?

Paulo Tadeu- Sobradinho tem características diferentes de outras RAs, a cidade cresceu e continua com aquele clima de cidade pacata em que os vizinhos se conhecem e crianças brincam na rua. Quem faz a cidade é seu povo e Sobradinho tem uma comunidade engajada, civilizada e disposta a fazer parte das mudanças que vem recebendo, um exemplo disso foi a participação da população nas plenárias do Orçamento Participativo, não se esquecendo da nossa luta, no passado, pela duplicação da BR 020, uma conquista de todos. Recentemente a comunidade recebeu o Parque Jequitibás reformado. A operação Cidade Limpa também faz sua parte, deixando a cidade mais organizada e agradável. Vejo Sobradinho como uma cidade de grande potencial no alcance de políticas públicas, gerando desenvolvimento econômico e social para região.

“Caminhamos para o segundo ano de governo e até hoje os desmantelos das gestões passadas atrapalham o desenvolvimento do trabalho. São dividas, contratos e obras suspeitas que surgem a cada dia. Estamos trabalhando para sanear a economia do DF espoliada por anos de governos irresponsáveis”

Sobradinho é uma das melhores cidades do Distrito Federal. Mas, nos últimos anos, o crescimento desordenado tem criado problemas bastante sérios. Sei que o senhor tem feito muitos projetos para resolver alguns deles, mas ainda há muito para melhorar. Gostaria de saber as providências do Governo em relação às seguintes situações:

- Trânsito

Paulo Tadeu - Sim, fiz várias propostas que visam Sobradinho e região, como a duplicação da BR 020, mas para solução do trânsito na BR 040 e BR 020, também, dependemos do DNIT. Outra coisa é o impacto ambiental, dependemos de estudos dos órgãos ambientais que previnam a construção de uma marginal ou mesmo ampliar as rodovias existentes prejudicando a vegetação da região. Construímos quebra molas em áreas onde o motorista percorria em alta velocidade arriscando a vida de pedestres, estamos em fase de estudos para a construção de passarelas em regiões mais criticas, fizemos novas calçadas permitindo ao pedestre andar sem disputar espaço com carros.

Hoje o GDF investe muito no transporte coletivo como uma medida de aliviar o trânsito, logo teremos licitação de novos ônibus para Sobradinho e para todo o DF. Teremos a frota toda renovada, temos a criação das faixas exclusivas que serão ampliadas justamente para beneficiar e incentivar o uso dos coletivos.

Além disso, um projeto prioritário para o Governo é a construção dos VLPs, que terão pistas exclusivas e expressas, dando agilidade e conforto para o transporte coletivo. O ramal sul já está em construção e o Norte, que ligará Planaltina, Sobradinho e o Plano Piloto foi aprovado no PAC da Mobilidade.

- Meio ambiente

O mau cheiro provocado pela Usina de Transbordo de Lixo do SLU também afeta quem mora em Sobradinho? Já existe até lei para a retirada do local. Será que isso vai acontecer?

Paulo Tadeu- O problema da usina da região era o mesmo das outras do DF. As empresas responsáveis pela coleta deixavam a capacidade máxima do nível indicado para funcionamento ir muito além. Essas usinas trabalham com a margem de 40% como máximo e as empresas que deveriam zelar pela retirada esperavam até 90% da lotação total para retirar o lixo. Nosso projeto já em execução prevê remodelagem dessas usinas de transbordo, aumento de capacidade e até reconstrução de algumas. No caso de Sobradinho está prevista a reconstrução e aumento de capacidade, as empresas serão responsáveis pela retirada dos detritos e manutenção da capacidade sempre em 40%. Em Sobradinho temos muitos carroceiros e empresas de transporte de entulhos que jogam lixo em qualquer lugar prejudicando a região, para acabar com isso também é previsto a construção de dois ou três “Ecopontos” para que essas pessoas tenham onde depositar entulhos sem prejudicar a vegetação e a vida da população.

- Condomínios

Paulo Tadeu- Criamos uma secretaria justamente priorizar a solução dos problemas dos condomínios e aqueles que estão dentro das normas terão suas moradias regularizadas. Já regularizamos alguns condomínios na região de Sobradinho. O problema de Sobradinho foram os anos em que a região foi invadida e grilada com apoio dos governos da época. A quantidade de condomínios sem saneamento básico, asfaltamento e escritura é muito grande e hoje tratamos da regularização dos condomínios que não estão em áreas de proteção ambiental. Combatemos a grilagem de terras, não aceitaremos que aproveitadores invadam áreas públicas visando lucro fácil prejudicando a qualidade de vida dos moradores da região. A velha politicagem de invasão de terras acabou, a política habitacional do nosso Governo não permitirá esse tipo de conduta.

- Crescimento desordenado/moradia

Paulo Tadeu- Brasília é alvo da especulação imobiliária e isso não vem de hoje, basta ver o quanto a cidade cresceu sem planejamento. A maneira que encontramos de combater isso em curto prazo é impedir novas invasões de terras e surgimento de condomínios irregulares. O DF, como qualquer região metropolitana, recebe naturalmente a cada ano novos moradores e sem especulação imobiliária podemos atender aos que chegam para residir aqui. Sabendo os números certos dessa migração podemos planejar novas quadras com saneamento básico, asfaltamento, postos de saúde, segurança, entre outras coisas na proximidade. Essa é a maneira correta de tratar a população, mas décadas de descaso por parte dos antigos governos destruíram todo planejamento idealizado para a cidade e agora vamos concertar isso e garantir o futuro da cidade, exemplo disso é a Vila DNOCS, entregamos casas para os moradores dando dignidade a cada uma dessas famílias e condições de viverem sem medo de perderem seus lares.

- Esporte e lazer

Paulo Tadeu- Temos as reformas das quadras de esporte da cidade e dos parquinhos, reformamos o Parque dos Jequitibás garantindo a população uma área de lazer e esportes. A grande iniciativa do nosso governo nessa área é a construção de ciclovias por toda a cidade, isso serve tanto para lazer quanto para um meio de transporte sustentável e saudável. Em Sobradinho construiremos ciclovias por toda a cidade e também ligando Sobradinho a Sobradinho II.

- Segurança e Crack

Paulo Tadeu- O crack é uma droga que destrói o ser humano e a sociedade e deve ser combatida por várias frentes, na escola, em casa, pelo governo e pela polícia. Temos hoje campanhas como de enfrentamento ao crack e o programa “viva a vida sem drogas” que ajudam a resolver esse problema com a participação de todos os setores que podem ajudar. Sobradinho ainda não é dos piores casos de criminalidade e tráfico de drogas, e trabalharemos muito no combate a isso na região para que não entre para as estatísticas. Visando a segurança pública da cidade, o GDF investiu em curso de formação para Policiais militares, Bombeiros, entre outros, adquirimos novas viaturas como carros, motos, helicópteros e aviões, para garantir à população segurança com atendimento humanitário. Brasília não pode mais ser refém das drogas que, na maioria das vezes, são as portas para a criminalidade. Vamos combater a disseminação da droga, assegurando a paz que um dia foi marca de Brasília.

- Para finalizar, uma mensagem para a cidade nos seus 52 anos:

Paulo Tadeu- Desejo a Sobradinho e a cada um dos moradores que ajudaram a transformar a cidade serrana, e mais e mais 52 anos de alegrias e sucesso. Esses primeiros 52 anos, cada um de nós, moradores de Sobradinho, lutamos muito para dar uma identidade a nossa cidade e hoje, todos sabemos onde é o nosso lar. O futuro reserva muito mais para Sobradinho e me alegra ver que cada morador deseja o mesmo.

Felicidades a Sobradinho e a cada um de nós que ama nossa cidade.

Por: Cida Magalhães/com Ascom da Secretaria de Governo

Nenhum comentário