RECENTES

Caesb, cobrança indevida.

* Olavo da Silva Aguiar

Não acho correto o valor da conta da água do comércio cobrado pela Caesb. Visitei 15 empresas e constatei tamanha incoerência. Até onde vai nossa compreensão, entendo que não é justo pagarmos por algo que não consumimos. Mas a Caesb cobra.

Estabelecimento comercial tem direito a consumir 10 metros cúbicos de água por mês, taxa mínima imposta pela Caesb, pelo valor de até R$ 90,00 (noventa reais) em média, mas não chego a consumir nem a metade. Várias empresas consomem tão pouca água que o relógio nem registra, não gastam nada e pagam tudo.

Na minha opinião tá tudo errado.

Outra incoerência: pagamos 100% de esgoto, mas nem sempre a água usada em nossa residência vai para o esgoto. Aos senhores da Caesb, minha pergunta: respondam-me se forem capaz, qual o destino das águas da piscina, da lavagem de veículos, da lavagem das calçadas, irrigação de jardins, lavagem de garagens, com certeza não vão para o esgoto, mas pagamos sem utilizarmos. É correto isso? O correto mesmo seria colocar um hidrômetro também para o esgoto.

Um convite ao desperdício

É comum presenciarmos pessoas gastando água desnecessariamente, porque são obrigadas a pagar pela água que não consomem.

Caro leitor: atente para o resultado astronômico que cheguei: 15 empresas visitadas, consumiram 34 metros cúbicos de água, média de 2,2 metros cúbicos por empresa e pagaram 116 metros cúbicos sem consumirem, essa diferença daria para 7,733 pessoas tomarem um banho, gastando cada uma delas 15 litros de água.

E fui além, 150 empresas pagam pelo que não consomem o equivalente para 1.159,950 pessoas tomarem um banho, ou seja, para a metade da população do Distrito Federal. Você já havia pensado nesse descalabro? A água que você paga sem consumir? Mas você pode mudar essa realidade, claro, se você quiser. “Porque só a união consagra a força de um povo”. A população urbana cresce dia após dia, ao contrário dos nossos mananciais que estão diminuindo o volume de água por conta da ação predatória do homem.

Portanto, senhores não é justo pagarmos por algo que não consumimos. Que tal economizarmos o líquido precioso? Água é vida

Por Olavo da Silva Aguiar

Empresário, colaborador do Jornal de Sobradinho, Morador e Pioneiro da cidade

2 comentários

Anônimo disse...

Iso realmente é um absurdo colega...pagamos pelo que não consumimos... viajei no feriado e não consumi sequer 3(m3) de água, como tenho um barraco de fundo a caesb me cobra dois domicilios, ou seja o mínimo de 20 M3...Pago no mínimo todo mês mesmo que não abra a torneira 76,57 reais....Isso é roubo!!!! Como pode acontecer? Como a população não se revolta? São uns ladroes....como vou pagar pelo que não usei? Um absurdo! uma falta de vergonha na cara da caesb!!!

mauricio disse...

A cães e uma das empresas que mas lesa a população.tenho um pequeno comercio uso 2m e pago 10m 156.00 um verdadeiro roubo.fui ate a caesbe pra fazer uma reclamação mas me informaram que nada pode ser feito que a cobrança e feita setor da legalidade.pós bem a parti desta resposta estou usando os 10m cúbicos deixo a torneira aberta ate atingi os 10m a caesbe não tem nem um enterece que você economize um absurdo. 😡😡😡😡😡😡😡😡😡