name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: Hospital Regional de Sobradinho cria "força tarefa" para atender demanda da emergência






*Antônio Caetano

Com o objetivo de acabar com a demora e o grande número de pacientes que aguardam por atendimento na emergência da Regional de Saúde de Sobradinho, na Clínica Médica, a Direção do HRS e a Secretaria de Saúde criaram uma ‘força tarefa’ composta por uma equipe de dois médicos, enfermeiros e auxiliares, do PSF, que já estão atendendo em uma área do antigo prédio da CEB (ao lado da Administração Regional da cidade), todos os pacientes que passam pela classificação de risco, no hospital e são selecionados nas cores azul e verde, que se convenciona como (urgência menor) e encaminhados para o novo serviço, onde são atendidos e medicados. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 18h.

A diretora geral de Saúde, médica Joana D’Arc da Silva explica que a Clínica Médica no pronto socorro atende diariamente uma média de 150 pessoas por dia, e 80% desses pacientes são da atenção primária. “Esse serviço que criamos é para assistir aos usuários de áreas onde não há cobertura do PSF, calculamos 76% desses paciente, os demais, devidamente classificados pelo controle de risco e identificada sua área de abrangência serão encaminhados para suas unidades de referência (centros de saúde) que está funcionando com agenda semi aberta”, afirma a diretora.

No espaço liberado no antigo prédio da CEB, para implantação desta unidade, a Regional instalou dois consultórios médicos informatizados, com macas e equipamento necessário para atuação dos profissionais de saúde . Recepção, sala de medicação para garantir a resolubilidade do atendimento e os usuários têm a sua disposição uma sala ampla, com cadeiras onde aguardam as consultas.

Na emergência do HRS funcionam cinco clínicas. Clínica Médica, Pediatra, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ortopedia, com uma média de dois plantonistas por turno em cada clínica. A Diretora informa que são atendidas de 800 a 900 pessoas por dia, a maioria desses usuários são do entorno. “Esse novo serviço vai aliviar a demanda reprimida da Clínica Médica do PS e dar mais condições de trabalho para os profissionais que ali atuam”, enfatizou. O serviço foi implantado através da Portaria nº 15, de 16/05/2012, do secretário de Estado de Saúde do DF, médico, Rafael de Aguiar Barbosa.


Por Antônio Caetano – SES/DF.

Nenhum comentário