RECENTES

SAÚDE: Projeto leva serviço médico e nutricional a moradores da Vila Buritizinho

· Isabela de Oliveira

Aconteceu na manhã deste sábado (7/7), em Sobradinho II, a primeira etapa de uma campanha de mobilização que irá levantar o perfil dos moradores da Vila Buritizinho, antiga Vila Rabelo. A ação faz parte do projeto Cidade Saudável, idealizado pela administração da cidade. Cerca de 800 famílias puderam aproveitar serviços médicos e nutricionais gratuitos, além de corte de cabelo e aconselhamento social.

O evento teve participação das Secretarias de Saúde, Segurança Pública e Justiça. Também estiveram presentes o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses do Distrito Federal ficou responsável pela saúde dos animais, já que foram registrados casos de Leishmaniose na região.

O médico sanitarista Walter Gaia, um dos coordenadores da ação, ressalta que este é o primeiro passo para o cadastramento de toda comunidade. "Esse trabalho visa sensibilizar a comunidade para que as equipes possam desenvolver atividades nas áreas de saúde e infraestrutura. O outro objetivo é preparar as pessoas para a expedição da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que irá chegar ao Distrito Federal em meados de agosto para viabilizar os programas Brasil sem Miséria e Brasil Carinhoso, do Governo Federal".

O cadastramento, que começa na segunda-feira, levantará dados relacionados à documentação, violência doméstica, dependência de drogas, escolaridade e infraestrutura. “Dividimos a região em 10 micro-áreas. Cada uma delas será percorrida por 10 agentes sociais e uma equipe de enfermagem”, explicou Gaia.

Por Isabela de Oliveira / correioweb

Nenhum comentário