RECENTES

EDUCAÇÃO: Estudante denuncia professor por racismo em Sobradinho II



Um estudante de 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Sobradinho II, registrou ocorrência na delegacia da cidade, denunciando um professor de filosofia por discriminação racial. Segundo o jovem, durante a aula, ele estaria conversando com um colega de sala sobre o conteúdo da matéria. O educador teria dito na frente dos  cerca de 30 alunos: ”Ô neguinho, cala a boca!”.

O adolescente não gostou do termo. Ele teria falado para o educador que ele era seu professor  há dois anos e sabia seu nome. Segundo o relato do aluno, o professor  teria feito ameaças, dizendo que se o garoto não calasse a boca tiraria pontos da nota dele e de todos os outros alunos.

Inconformado,  o estudante e colegas de sala procuraram a direção da escola. O professor foi chamado, se retratou e pediu desculpa. Mesmo assim, o estudante procurou a delegacia com a mãe para registrar ocorrência. No entanto, a princípio  desistiu de fazer o registro.

Ontem, o jovem voltou à delegacia sozinho e fez a denúncia. De acordo com o delegado Alexandre Sales, o caso só será investigado quando a mãe ou um responsável for à DP   confirmar as informações. A escola  aplicou uma advertência ao professor e ele deve se desculpar com a família do aluno.

Se ficar comprovado o racismo, o educador poderá ser indiciado na Lei 7.716, que diz respeito aos crimes de preconceito de raça ou  cor. No DF, neste ano foram 35 ocorrências de racismo.

Fonte: clicabrasilia

Nenhum comentário