RECENTES

Por um trânsito mais consciente


Minicidade conhecida como Transitolândia ensina alunos de escolas públicas e privadas a respeitar as normas de trânsito. O aprendizado lúdico e prático é uma boa pedida para a volta às aulas

Educando para salvar vidas. Esse é o lema da Escola Vivencial de Trânsito e a principal lição ensinada às crianças que visitam o local todos os dias. Conhecida como Transitolândia, a minicidade imita situações reais do tráfego urbano, com ruas, calçadas, faixas de pedestre, semáforos e até passarela. Nela, os pequenos atuam como pedestres e passageiros em carrinhos conduzidos por agentes, que ensinam na prática as leis do trânsito.

A Transitolândia fica no Parque Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Sobradinho. O espaço, que também conta com um anfiteatro para aulas lúdicas e apresentações de peças, recebe alunos de escolas públicas e privadas. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Os agendamentos são feitos pelo telefone 3302-3856. Para instituições do DF, é oferecido serviço de ônibus. Turmas do Entorno também podem participar, desde que se encarreguem do transporte.

De acordo com a diretora de Educação de Trânsito do DER e responsável pela escola, Eliane Cavalcante, mais de 500 mil crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental já passaram pela Transitolândia. "Elas aprendem a se comportar como pedestres e futuros motoristas, criando a cultura do respeito às normas desde pequenos", destaca a diretora. "No fim, eles também se tornam multiplicadores, pois passam a chamar a atenção de todos ao seu redor. Saem daqui agentes mirins", observa Eliane.

A escola atende grupos de 80 estudantes por turno. Quatro agentes de trânsito e atores contratados usam recursos como fantasias, desenhos e histórias para explicar, por exemplo, os tipos de sinalização e a importância do cinto de segurança. São cerca de três horas de muito aprendizado. Durante o passeio, as crianças recebem lanche e kits com cartilhas informativas e jogos educativos sobre trânsito.

Também é possível agendar visitas nas próprias escolas, quando o número de crianças for muito grande. Basta entrar em contato com a diretoria da Escola Vivencial de Trânsito, que avalia a disponibilidade da equipe de agentes e atores. "Essa foi uma ideia que deu muito certo. Quando as pessoas aprendem cedo, se transformam em adultos conscientes", ressalta o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior.

Oito anos formando cidadãos – A Escola Vivencial de Trânsito foi criada em setembro de 2004 para orientar crianças da primeira fase do ensino fundamental sobre as relações de trânsito. Nos primeiros anos, a Transitolândia funcionava debaixo de uma lona semelhante à de um circo, instalada para mexer com o imaginário dos visitantes. Em 2009, o espaço passou por uma reforma e deu lugar a uma construção de concreto, com novos banheiros, sinalizações e camarins.

Apesar de ser voltada à educação no trânsito, a escola dá outras lições de cidadania. Além de aprender sobre civilidade no momento de cantar o Hino Nacional e hastear a bandeira do Brasil, logo na chegada, as crianças realizam atividades ligadas à preservação do meio ambiente e à separação do lixo para coleta seletiva. Exercícios de alongamento e recreação complementam o cronograma.

Serviço:

Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia
Local: Parque Rodoviário do DER – DF-001, Km 0 da BR-020 – Sobradinho
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Público: crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas
Agendamentos e informações pelo telefone (61) 3302-3856
Saiba mais sobre a Transitolândia no site http://transitolandia.der.df.gov.br


Por Evelin Campos, da Agência Brasília/Foto: Pedro Ventura

Nenhum comentário