RECENTES

Saúde alerta quem vai viajar


Alguns cuidados devem ser observados para evitar doenças

O surto de gripe que assola os Estados Unidos, onde cerca de 30 mil pessoas já foram atingidas, provocando a morte de 20 crianças, fez com que o governo de Nova York, um dos estados mais afetados – cerca de 20 mil casos da doença, decretasse estado de emergência sanitária. Apesar da crise, o governo brasileiro afirma que não há necessidade que os brasileiros cancelem suas viagens para aquele país.

Segundo o Ministério da Saúde, os sorotipos virais que estão circulando nos Estados Unidos são a influenza H3N2 e o influenza B. A vacina que protege contra esses dois vírus já é realizada no Brasil, a última imunização aconteceu no ano passado, a partir do mês de abril. Portanto, não há a necessidade de se vacinar novamente.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) alerta, entretanto, que pessoas que fazem parte do grupo de risco – gestantes, idosos, crianças menores de dois anos e pessoas portadoras de doenças crônicas, estão mais expostas e devem procurar alguma unidade de saúde antes de viajar.

Recomendações

A Secretaria de Saúde recomenda aos viajantes uma série de cuidados de prevenção à influenza. As principais são:
·          
·         Lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel sempre que possível;
·         Evitar locais aglomerados;
·         Evitar o contato com pessoas doentes;
·         Não compartilhar objetos;
·         Usar lenço descartável;
·         Proteger a tosse ou o espirro com papel descartável.

Ambulatório do Viajante

Os cuidados em relação às doenças em outros países não se restringem apenas aos turistas com destino aos Estados Unidos. A Secretaria de Saúde orienta que todas as pessoas com viagens para fora do país façam uma visita ao Ambulatório do Viajante. Lá, a pessoa receberá orientações específicas de acordo com o local de origem, além de ser vacinada, caso seja necessário.

O Ambulatório do Viajante fica no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 12h. O agendamento de consulta é feito por telefone por meio do número 3325-4362.

Fonte ASCOM

Nenhum comentário