RECENTES

90 EDIFICAÇÕES IRREGULARES SÃO REMOVIDAS NA FAZENDA MANGABEIRA



Operação do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo realizada hoje na Fazenda Mangabeira, em Planaltina, terminou com a retirada pacífica de 90 construções de madeira, que estavam em área pública pertencente à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

As derrubadas ocorreram exatamente dois meses após o comitê remover 487 edificações no local. "Passamos a monitorar a área e, com a informação de que havia um novo movimento de ocupação, agendamos esta operação", explicou o secretário da Ordem Pública e Social (Seops), José Grijalma Farias.

Somente cinco das 90 casas construídas de forma ilegal estavam efetivamente ocupadas por moradores, e as famílias foram auxiliadas por órgãos do GDF na mudança para a residência de parentes.

Além da retirada das edificações, houve a remoção de 1,2 mil metros lineares de cerca, utilizados para demarcar os lotes.

Foram necessários 15 caminhões para retirar todo o entulho numa operação que contou com 180 servidores de 10 órgãos, coordenados pela Seops e pela Agência de Fiscalização (Agefis).

MEMÓRIA- A ocupação irregular da Fazenda Mangabeira, que tem 27 hectares de terreno, começou em meados de 2011 estimulada por um movimento social que buscava reforma agrária.

Informados de que não havia possibilidade de destinar a área para esse fim, os manifestantes se retiraram e pessoas que tinham a intenção de tornar a área um parcelamento urbano invadiram o local.

Em maio, foram necessários dois dias para concluir a remoção das 487 edificações, dos oito quilômetros de cercas e dos 177 pontos clandestinos de energia.

Na ocasião, 104 famílias foram encaminhadas para casa de parentes, a maioria em Sobradinho e Planaltina.

"Vamos continuar vigiando o local para impedir qualquer tentativa de invasão do terreno. Os responsáveis por estimular a ocupação ilegal, se identificados, poderão ser presos", avisou o secretário Farias.

O crime de invasão de área pública prevê pena de seis meses a três anos de prisão, além de multa.

TAGUATINGA – Outra operação semelhante, realizada hoje no Assentamento 26 de Setembro, em Taguatinga, terminou com duas casas derrubadas e uma fossa entupida na Chácara 18.

Houve ainda a descaracterização de um loteamento ilegal de aproximadamente 20 lotes na Chácara 10, com a apreensão de cercas e piquetes que demarcavam os terrenos.




Fonte Agência Brasília, com informações da Seops/Foto: Flávio Barbosa/SEOPS


Nenhum comentário