CONTRIBUINTE PODE VERIFICAR TEMPO DE ESPERA NAS AGÊNCIAS DA RECEITA
Secretaria
da Fazenda disponibiliza ferramenta on-line para desconcentrar atendimento e
diminuir filas
Atualmente a
Secretaria de Fazenda tem uma ferramenta on-line que permite aos contribuintes
verificar o tempo médio de espera nas agências da Receita do Distrito Federal
antes de se dirigirem para buscar atendimento, medida que reduz o tempo de
espera e as filas.
"A
recomendação é verificar em qual agência o atendimento está melhor e, apesar de
o contribuinte ter de se deslocar mais, a compensação virá no menor tempo de
espera", destacou o coordenador de atendimento ao contribuinte da
Secretaria de Estado da Fazenda, Roberto Muller, à Agência Brasília.
O objetivo
da Receita é desconcentrar o atendimento das agências mais procuradas, como
Brasília e Taguatinga, onde o tempo médio de espera é de até 40 minutos, para
outras, como as de Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Setor de Indústria e
Abastecimento (SIA).
"Para
se ter uma ideia da gravidade, nesses dias de adesão ao Recupera DF, há
contribuintes que enfrentaram fila de até 3 horas nas agências Brasília e
Taguatinga", detalhou o coordenador.
A informação
do tempo médio de espera e atendimento nas agências pode ser encontrada no site
www.fazenda.df.gov.br, no canto direito da página – há um banner preto, em
forma de letreiro nas cores branca e amarela.
Ao clicar na
imagem, o internauta é levado à outra página com o tempo médio de espera e de
atendimento de nove das 12 unidades do Fisco distrital.
Em razão de
prestarem serviços específicos, não estão disponíveis os dados das agências
Empresarial, Atendimento Remoto e Caemi.
O
coordenador da Secretaria da Fazenda explicou também que a ferramenta está em
fase experimental e sofrerá ajustes para se aproximar ainda mais do tempo real.
"A
informação disponível é a do tempo médio de espera, mas a média é impactada
pelo início do atendimento. Então a ferramenta será aprimorada para se
aproximar ainda mais da realidade", declarou à reportagem.
INTERNET -
Outra opção para escapar das filas nas agências da Receita é utilizar os
serviços on-line, como emissão de documentos de arrecadação, da certidão
negativa de débitos e Nota Fiscal avulsa.
Segundo
Roberto Muller, o contribuinte que não tem familiaridade com a internet pode
procurar as agências do Banco de Brasília (BRB), que oferecem os mesmos
serviços disponíveis no site da Receita.
"São
mais de 250 postos de atendimento para esses serviços que estão disponíveis na
internet. Nós (a Receita) fizemos um convênio com o BRB, treinamos o pessoal
das lojas para que atendam os contribuintes que não sabem usar a internet e até
aqueles que desconfiam da validade do serviço", finalizou.
Por Valéria
Rodrigues, da Agência Brasília/Foto: Pedro Ventura
Nenhum comentário
Postar um comentário