RECENTES

SAÚDE: CARRETA DA MULHER CHEGA A SOBRADINHO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA



A Unidade Móvel Saúde da Mulher (UMSM), mais conhecida como Carreta da Mulher, estará em Sobradinho a partir da próxima segunda-feira (12) e ficará até o dia 06 de setembro. Desta vez, a meta é realizar 3500 exames. Além disso, haverá uma sala extra, montada próxima ao centro clínico, para fazer exames preventivos de livre demanda. A carreta ficará localizada no estacionamento do Ginásio de Esportes Agostinho Lima de Sobradinho, na área especial da Quadra 02. O horário de funcionamento é das 8 às 12h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira. As regionais de Gama e Estrutural também receberão as unidades móveis, que desde março de 2012, já realizaram mais de 74 mil exames.

Durante este período, exames como mamografia, ecografia e preventivo serão feitos, em um total de 150 por dia. Para tanto, é necessário levar o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido médico é obrigatório para ecografias. O público alvo para o exame de mamografia são mulheres a partir de 40 anos, lembrando que a faixa de risco para o câncer de mama é de 50 a 69 anos de idade, especialmente as que nunca realizaram o exame ou fizeram há 2 anos ou mais. O exame preventivo não há a necessidade de requisição médica, e é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual.

O diretor Regional de Atenção Primária à Saúde de Sobradinho, Gleiton Lima de Araújo, destaca a importância do trabalho preventivo. “Esse serviço é diferenciado porque vai até o paciente. Na última vez que tivemos a carreta da mulher, diagnosticamos 25 casos que hoje já estão sendo tratados. É importante que todas as mulheres possam ir, por isso a carreta também estará próxima a rodoviária. E, caso sejam diagnosticadas, as pacientes têm até 30 dias para começar o tratamento com um especialista”.
As informações sobre o funcionamento da Carreta da Mulher e o cronograma nas cidades estão disponíveis no endereço www.carretadamulherdf.com.br


Por Amandda Souza

Nenhum comentário