RECENTES

SAÚDE: HOSPITAL REGIONAL DE SOBRADINHO TERÁ ATENDIMENTO MAIS RÁPIDO


Após os treinamentos realizados no primeiro semestre pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal aos funcionários do Hospital Regional de Sobradinho, sobre a classificação de risco baseada no protocolo Manchester, a partir da próxima quinta-feira (8), o sistema começa a ser implantado no local.

Todos que foram capacitados e aprovados no curso, dentre enfermeiros, plantonistas, gestores e alguns médicos agora utilizarão, na prática, o novo sistema, acompanhados de um analista a empresa ToLife, responsável pela novidade. Será uma capacitação in loco a partir deste momento.

O Sistema de Triagem de Manchester é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto-atendimento. A previsão é que até o fim do mês o hospital adote a media e o atendimento dos pacientes se reduza pela metade.

O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após isto, o paciente é direcionado para a sala de triagem. O enfermeiro identifica a queixa principal e, através dela, associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado.

“Vamos conseguir acelerar o tempo de classificação, baseando-nos nas respostas do paciente. a cor dele será identificada pelo sistema, a partir de seus sintomas, o que nos permitirá verificar uma prioridade ainda melhor no atendimento", explica a coordenadora da Política Nacional de Humanização do Hospital de Sobradinho, Lúcia Machado.

Início do projeto Mente e Voz na regional de Sobradinho


Na próxima quarta-feira (7), inicia-se o projeto voltado para avaliação clínica e psicossocial de docentes da Regional de Sobradinho, da Secretaria de Saúde e de Educação, chamado Mente e Voz, e idealizado pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador Norte (Cerest).
  
Conforme noticiamos no mês passado, a ideia consiste na realização de ações em saúde coletiva de caráter preventivo, no que diz respeito à saúde vocal dos professores da fundação de Sobradinho, incluindo os aspectos psicossociais da prática profissional, como ansiedade, estresse e depressão.

A avaliação acontecerá toda quarta-feira, em quatro escolas, nos quais 60 professores serão examinados, nos turnos da manhã e a tarde, inclusive na área rural.

Para o secretário de saúde, Rafael Barbosa, a proposta vem para prevenir doenças mais graves causadas pelo estresse no trabalho. "Estes profissionais serão examinados, e caso tenham alguma deficiência, terão consultas já agendadas com oftalmologista, por exemplo. Queremos prevenir também doenças e dar mais qualidade de vida para os nossos professores", disse.

Uma equipe de três médicos (médico do trabalho, psiquiatra e otorrinolaringologista), uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e cinco fonoaudiólogos participará do projeto, e aproximadamente 1449 docentes ativos em sala de aula da regional, distribuídos em 41 escolas pública, serão examinados.

Ação para combater a cárie

Com o intuito de prevenir a cárie e promover a saúde bucal dos moradores do Lago Oeste, a Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizará um evento especial no sábado 10/08, das 8h às 13h.

O programa, denominado Cárie Zero, vai atender crianças de 0 a 6 meses com saúde bucal e geral e adultos. Além de exames na boca, haverá aplicação tópica de flúor, palestras, filmes educativos, verificação da pressão (PA) e do açúcar no sangue (teste de glicemia) e orientações gerais sobre promoção da saúde e prevenção de agravos.

A ESF de Lago Oeste, região de sete mil habitantes, conta com nove profissionais, dentre eles: médico, enfermeira, dentista, técnico de enfermagem, técnico de higiene bucal e agentes comunitários.

O evento acontecerá na Associação dos Produtores do Núcleo Rural do Lago Oeste (ASPROESTE), que fica na Rodovia DF001, Km 120, Rua 08, Chácara 187.

Segundo a dentista Maria Helena Dutra, da Equipe de ESF do Lago Oeste, a ação visa combater e prevenir. "Atendemos as crianças e seus parentes. Fazemos a prevenção com flúor e, caso alguém tenha cárie, agendamos a consulta para uma data futura. As palestras informativas também ajudam na conscientização e são muito importantes", destaca.


Por Amandda Souza

Nenhum comentário