RECENTES

SOBRADINHO/CULTURA: ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL CONTA PASSAGEM DO CIENTISTA CHARLES DARWIN PELO BRASIL


A peça “Nas Bagagens de Darwin” será apresentada em espaços de Taguatinga, Guará, Cruzeiro e Sobradinho com ingressos a preços populares.

A Companhia Daqui realiza, entre os dias 2 de agosto e 15 de setembro uma sequência de 24 apresentações da peça de teatro infanto-juvenil Nas Bagagens de Darwin em espaços de Taguatinga, Guará, Cruzeiro e Sobradinho, sempre nos finais de semana. Serão duas apresentações por dia (17h e 20h), com preço único de R$ 3,00.quatro cidades do Distrito Federal.

Com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o espetáculo conta um aspecto da História do Brasil que é praticamente desconhecido: o encontro do cientista inglês Charles Darwin com a flora e a fauna brasileiras, o que contribuiu de forma decisiva para a elaboração da sua teoria sobre a sua célebre Evolução das Espécies.

Tudo começa na Inglaterra, em 1831, com os preparativos do jovem Charles Darwin, então com 22 anos, para uma viagem de reconhecimento e mapeamento detalhado do litoral da América do Sul, a bordo do navio HMS Beagle.

O espetáculo, porém, concentra-se na passagem de Darwin pelo Brasil. Apesar das condições precárias durante a viagem, ao entrar pela primeira vez numa floresta tropical, na cidade de Salvador, Bahia, Darwin fica extasiado com a “...elegância da relva, a novidade das plantas parasitas, o verde vivo das ramagens(...) a exuberância da vegetação.

Do Brasil, Darwin partiu para a Terra do Fogo, onde descobriu fósseis importantes, como o Toxodon com uma curiosa estrutura de paquiderme e dentes de roedor. Antes mesmo de chegar às ilhas Galápagos, Darwin já intui sua teoria da evolução, que explicará somente 20 anos depois no livro “A origem das espécies, através da seleção natural”.

Com direção da experiente Claudia Leal, a peça estreou em 2008 e integrou a homenagem feita pela Cia Daqui aos 200 anos do nascimento do naturalista inglês Charles Darwin, e aos 150 anos da publicação de seu célebre livro “A Origem das espécies”.

Para a turnê 2013, que contará com cenário do artista Andrey Hermuche, a companhia criou uma relação de proximidade entre o público e as teorias de Charles Darwin, um dos cientistas mais importantes do mundo, ao contar o começo da carreira do jovem de 22 anos, ainda em busca de sua orientação profissional. A ideia é despertar o interesse do público por temas ligados aos estudos da natureza, particularmente Geologia, Botânica, Zoologia, Ecologia e Genética.

“Nas Bagagens de Darwin” propõe um diálogo com a plateia e, consequentemente, com as comunidades onde o espetáculo é apresentado, sobre a atual situação do planeta Terra, ressaltando os questionamentos relativos aos efeitos de certas atividades do ser humano sobre o meio ambiente e de interesse pela diversidade das formas de vida.

A Cia Daqui - Composta por profissionais confirmados em teatro infanto-juvenil, atua, desde 2005, no mercado teatral brasiliense com um repertório variado de espetáculos: “Daqui, dali, dacolá...as três cores do Brasil”, “A história de Agá e de Ó”, “A busca do tempo perdido”, “Dalton e a química de hoje”, e  “Nas bagagens de Darwin”.
As peças, com cenário versátil e criativo, são criadas para serem apresentadas em qualquer local, aberto ou fechado. A companhia privilegia a possibilidade de irmos a todas as escolas.

Claudia Leal
- Nascida no Rio de Janeiro, Cláudia veio para Brasília em 1971. Sua relação com o teatro infantil vem de longe, pois seus pais tinham uma escola de ensino experimental no bairro do Jardim Botânico. Ela iniciou sua carreira há 30 anos em Brasília, fundando o primeiro grupo de teatro infantil da cidade, o Idéias Coloridas. Mudou-se para a Espanha e depois para a França, onde residiu e trabalhou por 17 anos com as companhias teatrais Maboul Circus Théâtre, Le théâtre du Petit Pierre e Les Comédiens Associès. Desde então trabalha com criação de espetáculos infantis, cômicos e educativos.


Serviço:

Nas Bagagens de Darwin
PREÇO ÚNICO R$ 3,00
Tarifas especiais para grupos
Em Sobradinho 1 kg de alimento

APRESENTAÇÕES:

Teatro do Cruzeiro
02, 03 e 04 de agosto
Sexta 20h, Sab. 17h e 20h, Dom. 17h
Centro Cultural Rubem Valentim - SRE/S Área Especial 03 - Setor Escolar Lote 10, Cruzeiro Velho - Tel:  3345-0634

Teatro de Sobradinho
17, 18 e 24, 25 de agosto
Sábado e Domingo as 17h e 20h
Quadra 12, Área Especial 04- Tel: 3901-4106

Taguatinga - Teatro da Praça
30, 31 de agosto e 01 de setembro
06, 07 e 08 de Setembro
Sexta 20h, Sab. 17h e 20 h, Dom. 17 h
QNB 01 – AE 01 Setor Central - Tel: 3352 0576

Teatro do Guará
13, 14, 15 de Setembro
Sexta 20h, Sab. 17h e 20 h, Dom. 17 h
Qe 23 - Administração Regional do Guará
  
******
Realização
Cia Daqui

Direção e dramaturgia
Claudia Leal

Elenco
Leo Braga e Luiz Lukas Copaseut - Charles Darwin
Mafa Nogueira - Pai, Cap. Fitz Roy, Syms Covington, Hospedeiro
Marcio Braga - Marinheiro, Augustus Earle, Cícero
Clarineta   Lucas Muniz e André Gomes
Viola, violão, percussão   Mafa Nogueira e Marcio Braga

Cenografia
Andrey Hermuche

Animação
Marcela Tamm

Iluminação
Zizi Antunes

Contrarregra
Claudia Leal e Tina Carvalho

Operação de vídeo
Tina Carvalho

Assistente administração
Érika Marques

Músicas
Domínio público e Cia Daqui

Figurinos
Cia Daqui e Atelier Helena Rodrigues

Designer Gráfico
Alex Lana

Fotos
Julio Oliveira

Produção
Virtù Confraria Teatral

Apoio
UnB

Patrocínio
FAC – Fundo de Apoio à Cultura - GDF


JS Por Ulisses de Freitas/Panorama - Fotos Julio Oliveira


Nenhum comentário