RECENTES

CLDF - ARTIGO: AUDIÊNCIA PÚBLICA EFETIVA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA


A audiência pública é uma importante forma de participação direta no atual sistema democrático representativo, e tem servido de instrumento para a ampliação do conhecimento dos parlamentares acerca da visão da sociedade sobre os temas mais relevantes em discussão no parlamento.

Além da sociedade civil organizada, os cidadãos comuns têm procurado participar e debater, com seus representantes eleitos, as diversas propostas legislativas que afetam diretamente suas vidas.

A audiência pública chama a população à responsabilidade para com a gestão pública. O cidadão precisa participar ativamente da vida política da sua cidade, acompanhando o trabalho do parlamentar que recebeu por meio do seu voto, o direito e o dever de representá-lo no Poder Legislativo.

A democracia se fortalece com a união de todos em torno das prioridades que vão trazer benefícios para o bem comum. A boa frenquência que temos conseguido nas nossas audiências públicas nas várias cidades do DF e também na Câmara Legislativa, mostra que estamos tendo um avanço no fortalecimento democrático do nosso país.

O desenvolvimento de uma nação necessariamente importa o comprometimento dos seus cidadãos.  Mudanças nos paradigmas políticos são fundamentais para que os governantes possam gerir os recursos públicos de forma transparente e com responsabilidade social. Mas a comunidade deve compreender que a participação popular é fundamental para o fortalecimento do processo democrático.

É hora de sair da zona de conforto, parar de criticar e partir para a atuação política. Viver é um ato político e o indivíduo que abre mão da prerrogativa de participação efetiva nas discussões dos problemas sociais e da forma como resolvê-los, perde o direito de reivindicar as melhorias que considera  mais necessárias.

As audiências públicas são instrumentos de efetiva participação popular no processo político e os nossos cidadãos devem tomar consciência disso e participar de forma maciça dessas reuniões que buscam aproximar o povo de seus representantes eleitos e das autoridades que ocupam cargos do Executivo.

Essa ação conjunta entre o povo com o Legislativo e o Executivo tende a fortalecer o regime democrático onde a participação de todos é valorizada pela solução dos problemas que afligem o dia-a-dia do cidadão e aumenta de forma efetiva a chance do governo desempenhar uma melhor gestão dos recursos públicos.



(*) Deputado distrital, Dr. Michel (PP)

Nenhum comentário