RECENTES

"GDF Junto de Você" leva população de Sobradinho ao Mané Garrincha


Moradores de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal que quiserem fazer a visita precisam se inscrever previamente no estande da Secopa

"Com um estádio assim, dá vontade de pedir minha namorada em noivado. É um lugar muito bonito, parece que estamos na Europa". A frase é de Alan Oliveira, 20 anos, que levou a namorada Karen Fernanda, 18 anos, para conhecer o novo Mané Garrincha. O casal fez parte dos primeiros moradores de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal que visitaram a arena na tarde de sexta-feira (22), na segunda edição do projeto "GDF Junto de Você".

As pessoas que participam do projeto têm uma experiência única: conhecer lugares do novo estádio que nem os torcedores que pagam ingresso podem ver. O passeio começa pelo túnel que leva os jogadores ao campo, o que já dá uma ideia de como funciona a nova arena. Depois, passam pelos vestiários, bancos de reservas, gramado, arquibancadas e Tribuna de Honra, de onde se tem uma vista geral de todo o estádio.

Os passeios continuam no sábado (23) e domingo (24), com duas visitas por dia. O ônibus especial, com direito a lanche, sai às 11h e às 15h do estande da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), que está em frente ao Restaurante Comunitário de Sobradinho II.

GRATUITO – Todo o passeio é de graça, mas os interessados precisam fazer uma inscrição prévia no estande porque as vagas são limitadas. Karen, além de gostar da frase do Alan sobre noivado, teve a chance de fazer um programa diferente nos dois anos e meio junto do namorado. "Estou encantada. Via os jogos na televisão, mas estar aqui é uma emoção nova. Não há explicação", disse, feliz com a oportunidade.

Alan só conhecia o antigo estádio e, hoje, o estudante de administração ficou surpreso com o tamanho do atual Mané Garrincha. "Nem se compara ao anterior. Tudo é muito grandioso e confortável. Valeu o passeio com minha namorada e pretendo vir mais vezes", comentou o universitário.

SONHO– Outro visitante que conheceu o novo cartão-postal de Brasília foi o árbitro de futebol amador Marcelo Costa, 34 anos. Morador de Sobradinho II, Marcelo contou que nunca havia pisado no Mané Garrincha, ainda mais nos espaços onde o "GDF Junto de Você" permite. "Já apitei partidas em vários estádios da capital, mas nunca tive o privilégio de estar aqui. É a realização de um sonho", afirmou o árbitro.

O "GDF Junto de Você" oferece muito mais do que as visitas ao Mané Garrincha. Durante todos os três dias do projeto, representantes de diversos órgãos do governo estarão reunidos nos estandes em Sobradinho II para prestar serviços, esclarecimentos e recolher demandas da população local. No estande da Secopa, os moradores têm ainda informações sobre a construção e o funcionamento da arena multiuso.

O Fábrica Social, projeto idealizado pelo governador Agnelo Queiroz, que qualifica profissionalmente pessoas de baixa renda, também vai estar no estande da Secopa. Lá, os moradores vão saber, por exemplo, como funciona o projeto e que os materiais produzidos pelos beneficiários são destinados a escolas, creches, presídios, unidades de internação, ruas de lazer, entre outros.

SERVIÇOS – Em frente ao Restaurante Comunitário de Sobradinho II, será montada também uma área com atendimentos odontológico e médico, das equipes do Procon, Detran e BRB, além da emissão de documentos como carteira de trabalho e CPF. Os estandes abrem a partir das 9h.

Há ainda programação cultural com oficinas de grafitagem, break dance, rap, hip hop, aulas de capoeira, e competições de basquete de rua. Encontros com lideranças locais e conselheiras da cidade também estão na agenda.

Até dezembro deste ano, o "GDF Junto de Você" passará por outras cidades escolhidas pela Secretaria de Governo do DF. A primeira foi São Sebastião, e cerca de 300 moradores tiveram a oportunidade de conhecer o interior do Mané Garrincha. A próxima cidade será Ceilândia. Depois, Planaltina e Gama.


Fonte: ComCopa-Foto:André Borges/ComCopa

Nenhum comentário