RECENTES

MORADORES DE SOBRADINHO SE ENCANTAM COM O ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA


Comunidade de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal marcam presença no Estádio Nacional de Brasília durante a segunda edição do “GDF Junto de Você”. Visitas guiadas tiraram o fôlego de crianças e adultos, que sonhavam em conhecer a arena. 

“Dá um sorriso legal, que essa foto vai pro Instagram”, incentivou a vendedora Joice Amaral, 31 anos, ao filho Victor Matheus, 14. Cadeirante, o são-paulino Victor se disse encantado com o Estádio Mané Garrincha. “Nunca tinha chegado tão perto de um campo profissional, e não pensava que teria uma oportunidade dessas”, explicou.

Antes, Joice e Victor só conheciam o Morumbi, onde fizeram uma visita mais resumida. “O Mané Garrincha é bem mais bonito, e completamente acessível para quem tem alguma dificuldade de locomoção. Passou no teste!”, elogiou Joice. Mãe e filho tiveram a oportunidade de conhecer a nova arena brasiliense no segundo fim de semana de visitas guiadas ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, dentro do projeto “GDF Junto de Você”.

Neste fim de semana, depois de São Sebastião, foi a vez dos moradores de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal conhecerem a arena, com direito a tirar fotos na beira do gramado e nos vestiários utilizados por craques como Neymar e Fred. Os visitantes conheceram, ainda, a Tribuna de Honra. A visita garante uma experiência única, já que aqueles que vão ao estádio em jogos e shows não têm a chance de conhecer esses lugares.

Lembranças - “Já tinha achado o estádio fantástico pela televisão, mas é muito legal conhecer o lado inverso, o trajeto feito pelos jogadores”, elogiou o oficial da Aeronáutica Márcio Portilho, 58 anos. Acompanhado pelo genro e por três netos, Márcio aproveitou para contar aos pequenos algumas lembranças ligadas ao futebol.
“Assisti a um jogo do Flamengo aqui no antigo Mané, nos anos 1990, e nunca me esqueci dos lances. Mas a estrutura era precária, nada comparado ao estádio atual”, comparou. “Já fui a outros estádios no Rio e em São Paulo, e este aqui está no mesmo nível ou ainda melhor”. A neta Lorena, de 10 anos, confirmou a boa impressão. “Não imaginava que fosse grandão assim, pela TV parece bem menor”, divertiu-se.
Dia de craque – Entre sexta-feira (22) e domingo (24), 230 pessoas visitaram o estádio. Famílias inteiras se inscreveram no estande da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) montado para o programa “GDF Junto de Você”.

Os visitantes pegaram um ônibus especial e entraram no Mané Garrincha em grande estilo, pelo mesmo túnel utilizado pela Seleção Brasileira nos dois jogos disputados no DF em 2013.
Em seguida, as turmas passaram pelos vestiários e seguiram para a beira do gramado, de onde puderam admirar a grandiosidade da arena multiuso.

De pertinho – Entre os visitantes havia histórias curiosas, como a do peruano Tommy Tim, 37 anos. No Brasil há oito meses, ele chegou a trabalhar na Copa das Confederações da FIFA 2013™ – mas do lado de fora do estádio.

“Trabalhei na transmissão de todos os jogos do campeonato, que é controlada aqui em Brasília. Estava ao lado do Mané Garrincha, mas não tive tempo de conhecer o estádio por dentro”, relembrou. Acompanhado da esposa, a psicóloga brasileira Eliane Aguiar, 46, Tommy tirou dezenas de fotos. “É para recuperar o tempo perdido”, brincou.

GDF Junto de Você – Desde o início do programa GDF Junto de Você, na semana passada, mais de 500 pessoas já conheceram o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha através dessa iniciativa. Até o fim de 2013, esse número deve se multiplicar. O projeto leva toda a estrutura de serviços do governo para as cidades escolhidas.

“Como o estádio não pode ser levado para essas cidades, nós estamos trazendo a população dessas cidades para conhecer o Mané Garrincha. Afinal, o estádio é de todos os brasilienses”, destacou o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro.
Na próxima semana, o programa segue para Ceilândia, e as visitas ao estádio continuam! Os interessados em conhecer a arena podem se inscrever no estande da Secretaria Extraordinária da Copa que será montado no evento. Serão cinco visitas guiadas de sexta-feira (29) a domingo (1). O passeio e o transporte de ida e volta são gratuitos, com direito a lanchinho no final.


(Por Mateus Rodrigues, da ComCopa/ Foto: André Borges )

Nenhum comentário