RECENTES

CAMPANHA ORIENTA DESCARTE CORRETO DE ÓLEO USADO


Cidadão deve armazenar produto em garrafas PET e entregá-lo em pontos da Caesb

A Caesb lançará, nesta terça-feira (4), a campanha para coleta de óleo usado "Óleo na pia, nem pensar!". O objetivo é motivar a população a armazenar o produto já usado e entregá-lo nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que serão inaugurados até o final deste mês em todos os escritórios do órgão.

O material recolhido será transformado em biodiesel, e o combustível abastecerá os veículos utilizados no transporte dos pontos de coleta à usina. "Produziremos biodiesel 100% puro. Hoje, os carros andam com combustível que tem apenas 5% de biodiesel", afirmou o superintendente da Unidade de Monitoramento e Informações de Recursos Hídricos da Caesb, Fernando Starling.

De acordo com o superintendente, a ideia é fazer uma coleta seletiva de esgoto para evitar que esse poluente entre na rede. "O óleo despejado nos ralos da pia ou nos vasos sanitários provoca entupimento nas instalações internas das residências. Além disso, Quando lançado nos rios, contamina a água e prejudica a oxigenação das plantas aquáticas e peixes", relatou.

Segundo o órgão, cerca de R$ 500 mil são gastos por ano em manutenção por conta do óleo. Além disso, o tratamento da água contaminada por esse resíduo fica mais caro. Cada litro de óleo encarece R$ 0,25 no tratamento de esgoto. Com a campanha, esses custos deverão ser reduzidos.

COLETA - A coleta do óleo usado deve ser feita em recipientes de plástico, pois esse material previne a possibilidade de derramamento e elimina problemas com corrosão. A garrafa tipo PET é a mais utilizada. O produto recolhido poderá ser entregue em pontos que serão instalados em todas as Gerências de Atendimento ao Público da Case, conforme cronograma abaixo:

Gerências de Atendimento ao Público
4/2
Brasília
SCS, Qd. 02, Bl C, Térreo – Ed. Cedro II

5/2
Núcleo Bandeirante
Praça Central, Módulo 56/2

Guará
QE 13, Conj D/E, lote 1/2, Sala 201

6/2
Paranoá
Quadra Central, Área Especial 6

11/2
Planaltina
Av. Independência, SCC, Qd. 2, Bl E

12/2
São Sebastião
Av. Comercial, lote 1301, loja 1

13/2
Sobradinho
Quadra Central, lote C

14/2
Brazlândia
SNO, Área Especial 1, lote E

18/2
Ceilândia
CNM 1, Bl L

19/2
Gama
SIGA, Qd. 1, lote 520/600

20/2
Recanto das Emas
Qd. 201, conj. 10, lote 1

21/2
Samambaia
QN 206, conj. C, lote 2

25/2
Santa Maria
Quadra Central 211, Bl B, Área Especial

26/2
Taguatinga
C5 lote 3 loja 1, Taguatinga Centro

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília/Foto: Pedro Ventura/Arquivo

Nenhum comentário