RECENTES

SOCIAL: Primeira das 112 creches do DF é inaugurada em Sobradinho




(*) Fábio Magalhães

Unidade atende diariamente 112 crianças, em 10h de expediente, e oferece cinco refeições


A oferta de educação infantil pública às crianças menores de 5 anos se tornou realidade na capital da República. Foi inaugurado oficialmente, nesta quinta-feira (17), em Sobradinho, o primeiro Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) do Distrito Federal, unidade que somada a outras 111 atende a uma reivindicação antiga de pais e mães que não tinham com quem deixar os filhos enquanto trabalham.

"Ao cuidar das crianças, fazemos com que os pais possam trabalhar e batalhar para garantir o pão de cada dia. Neste local nossas crianças serão tratadas muito bem e isso para nós não tem preço. E o objetivo das creches que construimos não é só dar tranquilidade aos pais; o futuro das nossas crianças está sendo construído aqui, e agora", ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

Durante visita ao Cepi, que ganhou o nome Flor de Liz, o governador foi recebido ao som da música Peixe Vivo cantada por alguns dos 112 alunos assistidos pela instituição. Diariamente, eles passam 10h nessa creche e fazem até cinco refeições.

Desenhado para ter várias funcionalidades, o Cepi conta com oito salas de aula, anfiteatro com arquibancada, pátio coberto, laboratório de informática, acessibilidade, além de recepção, secretaria e salas de orientação pedagógica. Ao todo, são 10 professores, 10 monitores/pedagogos, um psicólogo, um nutricionista, um cozinheiro, dois auxiliares de cozinha, três auxiliares de serviços gerais, dois vigilantes, dois porteiros.

A meta, segundo o governador, é entregar todas as 112 creches até o fim de 2014 -uma média de 10 inaugurações por mês. Em maio, por exemplo, entrarão em funcionamento outras 18 unidades em várias regiões administrativas, fato que ampliará, expressivamente, o atendimento às crianças, que até então era feito em todo o DF por uma única creche pública.

Ainda nesta quinta-feita (17), outros dois Cepis foram visitados pelo governador. Um na Quadra 2 de Sobradinho I, e outro na Quadra 18, no Residencial Leste, em Planaltina. Ambas serão inauguradas ainda neste primeiro semestre.








(*) Fábio Magalhães, da Agência Brasília

Nenhum comentário