RECENTES

EDUCAÇÃO: Aulas de língua estrangeira ficam mais divertidas


CIL de Sobradinho oferece encontros com culinária americana, em que estudantes precisam saber falar nomes de ingredientes e modo de preparo em inglês


Aprender uma língua estrangeira e, de quebra, ainda sair da aula sabendo fazer algumas comidinhas. A proposta, do Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho (Cilsob), busca introduzir os alunos no estudo da língua de uma forma mais divertida. As cozinhas francesa e japonesa já foram exploradas, e agora é a vez da culinária americana, no projeto "Teens cooking".

"Como são alunos do 1º semestre, com idade média de 11 anos, procuramos uma atividade assim para evitar que essas crianças se percam no meio do caminho", observou a professora de inglês Evelin Anhon. Ao todo, são cinco encontros presenciais, além de atividades indiretas. Atualmente, dez alunos estão inscritos na unidade.

Uma das estudantes, Marcela Helena, 14 anos, disse que se diverte e aprende cozinhando. "Assim, é bem mais fácil". Segundo a educadora, o projeto ainda permite aos alunos ter mais independência em pesquisa e desenvolver estratégias para fixar o vocabulário.

Os alunos recebem a receita com ingredientes e modo de preparo em inglês e já devem chegar à aula sabendo identificar cada item. No último encontro, realizado no final de abril, os adolescentes colocaram a mão na massa para preparar cookies. Mas eles já aprenderam muitas outras delícias americanas, sempre falando inglês.

"Aprendi a fazer mini pizza, sanduíche de frango, chocolate quente. Acho bom porque aprendo a cozinhar, a falar a língua e ainda é tudo divertido", contou o estudante João Vitor, 12 anos, buscando as palavras para dizer os nomes das comidas em inglês.

As aulas de culinária fazem parte do Curso de Formação Continuada (CFC) do CIL de Sobradinho. Já foram oferecidos aos alunos cursos de fotografia em inglês e de música nas aulas de Espanhol, além das aulas gastronômicas com pratos franceses e japoneses.






Por Alline Farias /Foto: Brito

Nenhum comentário