RECENTES

EXCLUSIVO: Entrevista com Ricardo Vale - Presidente do Sobradinho Esporte Clube e Secretário Geral do PT no Distrito Federal


“VAI TER COPA E VAI SER UM SUCESSO, O POVO BRASILEIRO FEZ POR MERECER”


JS)  -  Você é a favor da realização da Copa do Mundo do Brasil?


RV) -  Claro que sim, não consigo entender os argumentos das pessoas que se  dizem contrários à realização da Copa no Brasil. A última Copa realizada no país foi em 1950, ou seja, 64 anos atrás, e nem por isso os problemas na saúde, educação, segurança e etc. foram resolvidos. Ou alguém vai dizer que os governos anteriores resolveram ou investiram mais dinheiro nesses setores porque não realizaram a Copa do mundo? Além disso, se realmente esse evento fosse ruim  para um país porque os países europeus, asiáticos, árabes e os Estados Unidos “brigam” para sediar o evento? No meu ponto de vista é o inverso, a realização da Copa no Brasil obriga os governos federais, estaduais e municipais a investirem mais fortemente nesses setores. O que me intriga é o comportamento da maioria da grande mídia em relação a Copa do Mundo no Brasil. Nas Copas realizadas em outros países, a grande mídia brasileira, principalmente as emissoras de televisão, começavam transmissões especiais um mês antes do evento, promoviam até concursos de ruas e casas mais enfeitadas com motivos da Copa, porque será que agora que a Copa é no Brasil nós estamos vendo esse esfriamento, as mídias estão dando mais cobertura para manifestações com “meia dúzia” de manifestantes do que para um dos maiores eventos do mundo que ocorrerá no país! Será que querem politizar a Copa do Mundo no Brasil? Tenho certeza que vai ter Copa sim e vai ser um sucesso, o povo brasileiro fez por merecer.

JS) Você acha que foi gasto muito dinheiro na construção dos estádios?

RV - O Evento mostra a capacidade do Brasil e, particularmente, de Brasília  em sediar grandes eventos internacionais. A copa do mundo especificamente tem gerado grandes oportunidades para o país, acreditamos que a expectativa no crescimento do PIB seja real. Os organizadores da Copa do Mundo no Brasil estão projetando uma arrecadação de R$ 7 reais para cada real investido no evento, caso essa projeção se confirme, o povo brasileiro vai ser o grande beneficiário da realização da Copa no país. Aqui em Brasília o Estádio Nacional vem provando sua viabilidade com jogos dos grandes clubes brasileiros e com vários outros eventos, a população do DF está cada dia mais orgulhosa de contar com um dos maiores e mais modernos estádios do Brasil. E é sempre importante lembrar que todo o dinheiro investido pelo governo federal na construção dos estádios para a Copa foi emprestado, isso significa que esses recursos retornarão para os cofres públicos. Outro elemento importante é que as obras de infraestrutura realizadas e que estão sendo realizadas nas cidades sedes representam um conjunto de investimento muito maior que os que foram feitos nos estádios e que estas obras beneficiarão de forma definitiva todos os brasileiros. Como exemplo, só o investimento que está previsto para a modernização dos aeroportos supera em muito o dos estádios, e essas obras já são uma revolução para o transporte aéreo no país.
  
JS)    Qual legado que a Copa vai deixar?


RV - Volto a afirmar que todas as obras que estão sendo estruturadas para a realização da Copa vão beneficiar toda a população no futuro. Além disso, como já disse antes, a expectativa é que todo o investimento realizado pelo país retorne multiplicado para o povo brasileiro em forma de infraestrutura, emprego e porque não, muita festa e alegria.
A Copa é um evento esportivo que traz crescimento, gera empregos, incentiva o turismo, promove a revitalização de áreas urbanas e garante investimentos de peso no país. Além disso após a Copa do Mundo o Brasil se projeta aos olhos do mundo como um país que, hoje, é a sétima economia do mundo e que reúne todas as condições para sediar qualquer evento com impacto mundial e isso gera respeito e admiração em todos os cantos do mundo e varre de uma vez por todas do país o “complexo de vira latas”, que muitos ainda teimam em manter. Somos o país do futebol e merecemos não só sediar a Copa como ficar com o troféu.

JS)    O país não tinha outras prioridades?

RV - O país tem várias prioridades, ninguém quer colocar embaixo do tapete os problemas do Brasil. O que defendo é que o fato de realizarmos a Copa do Mundo não impede de investirmos nessas prioridades e tentar resolver os sérios problemas que ainda temos. Mesmo realizando a Copa o governo federal, com Lula e depois com Dilma a frente, construiu diversas universidades públicas, está mandando mais de cem mil jovens para o exterior por meio do Ciências Sem Fronteiras, criou dezenas de cursos técnicos em todo o país com o PRONATEC, criou o Mais Médicos, financiou pequenos, médios e grandes empresários para gerar emprego, financiou pequenos, médios e grandes produtores rurais, está concluindo a superposição do rio São Francisco e tantas outras ações que não teria espaço aqui pra falar, com o intuito de atacar os enormes problemas do país. No entanto, não podemos esquecer que os graves problemas que assolam o nosso país não são de agora, persistem pôr séculos de exploração do nosso povo e de nossas riquezas. Então me cheira como hipocrisia, justamente, os representantes desses que sempre exploraram nosso país quererem boicotar a Copa do Mundo. Eu não tenho dúvida que o Brasil passa pelo seu melhor momento econômico, social e cultural e a Copa do Mundo vem para reafirmar isto e talvez, esse seja o grande problema para os que torcem contra o país e querem retomar, a qualquer custo, o poder institucional no Brasil.

JS) - Brasília , recentemente  completou 54 anos, em junho e julho teremos a copa , considerada por muitos a "Copa das Polêmicas" e em outubro teremos a festa da democracia (as eleições 2014), qual a sua visão entre um evento e outro para o sucesso da escolha de candidatos que estão na disputa à vários cargos eletivos, será que a copa irá influenciar a população na escolha de seus candidatos ?

RV - Com certeza um evento não tem ligação com outro. A Copa é um evento esportivo que traz crescimento, gera empregos, incentiva o turismo. A eleição nos garante o direito e o dever de lutar por um país mais justo, mas com certeza, o povo saberá reconhecer quem fez mais pelo Brasil e por Brasília nos últimos anos, quem colocou o Brasil em um patamar de respeitos e igualdade com os grandes países do mundo e quem desenvolveu políticas que, realmente, fizeram a diferença para a maioria do povo brasileiros. E com tudo isso tenho certeza que Agnelo e Dilma serão os escolhidos para continuarem mudando Brasília e o Brasil.

Da Redação - Exclusivo com Ricardo Vale - para o Jornal de Sobradinho 28/5/2014



Nenhum comentário