RECENTES

NO ANIVERSÁRIO DE SOBRADINHO, ALUNOS DO CEF 3 TERÃO OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


No dia do aniversário de Sobradinho, a Rede de Sementes do Cerrado, através do Projeto Semeando o Bioma Cerrado, homenageia a satélite de 54 anos com uma ação focada na recuperação da água do córrego do Ribeirão a partir da sensibilização de estudantes do ensino fundamental sobre o ambiente em que vivem.

Ecoatletismo, jogos, pinturas e uma programação de atividades lúdicas, mas executadas com metodologia educacional focada especialmente na recuperação do córrego do Ribeirão como ambiente de vida do bioma Cerrado. Esta é a forma do Projeto Semeando o Bioma Cerrado homenagear os 54 anos de fundação da cidade-satélite de Sobradinho (DF) no próximo dia 13 de maio (terça-feira), a partir das 8 horas.

O programa será desenvolvido no dia do aniversário da cidade fundada com Brasília, em 1960, para cem alunos o Centro de Ensino Fundamental 3 (CEF 3). Os estudantes, entre 12 e 13 anos de idade, receberão informações, orientações e participarão das atividades na Casa de Ribeirão, por onde passa o córrego.

Carta da Terra - De acordo com a presidente da Associação dos Amigos da Floresta (AAF), Mery Lucy Souza, parceira do Projeto, a programação elaborada de forma a honrar a Carta da Terra, que orienta o indivíduo a conhecer o lugar onde vive, tem o objetivo de sensibilizar os participantes, trabalhando a essência do ser humano na sua relação com o ambiente. Enquadra-se neste propósito o ecoatletismo, explica Mery ao descrever a prática como uma transversalidade da educação ambiental na medida em que leva à percepção do corpo e do ambiente associados à aula de educação física.

Qualidade insatisfatória - O córrego do Ribeirão de Sobradinho é descrito como um pequeno curso de água cuja bacia ocupa 144 quilômetros quadrados. Em 2011, alunos da pós Graduação em Saúde Coletiva e Ciências da Saúde da UnB realizaram uma análise sobre a qualidade da água do Ribeirão de Sobradinho e concluíram que é insatisfatória e impacta a vida dos moradores. A exposição a um ambiente de poluição e risco de doenças impede, por exemplo, que os moradores da região o utilizem para o lazer.

Este conhecimento e a percepção da realidade sobre o lugar em que vivemos é fundamental para a preservação e recuperação de áreas degradadas, na concepção de Rozalvo Andrigueto, coordenador do Projeto Semeando o Bioma Cerrado, patrocinado pela Petrobras. Ele explica que o Projeto propõe-se a desenvolver, nos próximos dois anos, extensa programação de educação ambiental como forma de promover o desenvolvimento sustentável do bioma considerado o segundo em extensão e diversidade no Brasil.

Cerrado brasileiro - O Cerrado brasileiro é o segundo maior bioma do País com uma área de cerca de dois milhões de quilômetros quadrados (quase 205 mil campos de futebol) que envolve 11 estados da federação desde a região Norte até o estado do Paraná, na região Sul. O Cerrado também tem sua riqueza medida no fato de fazer fronteira com biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Caatinga, o que lhe rende uma biodiversidade muito grande.

Mas o segundo maior bioma do Brasil corre o risco de ficar restrito às unidades de conservação, terras indígenas e áreas impróprias à agricultura até 2030, se o ritmo atual de degradação continuar. Restam cerca de 50% dos dois milhões de quilômetros quadrados originais deste bioma onde pouco mais de 2,2% está protegido em unidades de conservação


 O Projeto Semeando o Bioma Cerrado atua em várias frentes para levar conscientização e sensibilizar moradores desta área sobre sua preservação. (Evento realizado em março no Parque da Cidade em Brasília com adolescentes)


ANIVERSÁRIO DE SOBRADINHO 54 ANOS

O projeto Semeando o Bioma Cerrado, da Rede de Sementes do Cerrado, parabeniza Sobradinho por seus 54 anos e a homenageia neste 13 de maio com uma oficina de educação ambiental para alunos do Centro de Ensino Fundamental 3 com preocupação na recuperação do Ribeirão de Sobradinho.

Criada para ser uma cidade tipicamente rural dentro do Distrito Federal, Sobradinho nessas cinco décadas, mostra desenvolvimento, urbanização e confirma que realmente tem preocupação com o ambiente e sua preservação por meio de iniciativas que se evidenciam nas escolas e nos empreendimentos turísticos.

Rozalvo Andrigueto
Coordenador do Projeto Semeando o Bioma Cerrado


Por Teresa Cristina Machado/ fotos Renato Mendes/Divulgação – Exclusivo para o Jornal de Sobradinho – Edição de Maio nº  267 de 2014

Nenhum comentário