RECENTES

DEPUTADO CLÁUDIO ABRANTES: TRANSPARÊNCIA CONFIRMADA


Com a nota mais alta por três anos consecutivos, o parlamentar confirma sua habilitação para receber o selo da ONG.

Pelo terceiro ano consecutivo, o deputado Cláudio Abrantes ficou em primeiro lugar entre todos os distritais, enquanto parlamentar com maior índice de transparência, através da avaliação da ONG Adote um Distrital (www.adoteumdistrital.org.br), de acordo com os critérios do SITRANSP - Sistema de Transparência Parlamentar (http://www.sitranspdf.org.br).

Cláudio Abrantes, em seu primeiro ano de mandato (2011), obteve a nota 8,8 enquanto a média da Câmara Legislativa do Distrito Federal ficou em 2,5 pontos. No ano seguinte, o parlamentar atingiu a nota de  9,4, enquanto a média da Câmara ficou em 3,6. Neste ano de 2013, Cláudio Abrantes recebeu a nota 9,5, enquanto a média da CLDF foi de 3,41 pontos. O parlamentar passou assim a ser o único dentre todos deputados da CLDF qualificado a receber o selo de transparência (o sistema exige 3 primeiras colocações em 4 anos para obtenção do selo) .


‘‘A transparência parlamentar, sob minha ótica, em primeiro lugar, é um sinal de respeito ao cidadão. Sou um representante constituído de seus anseios e reivindicações e tenho de ser consciente das minhas obrigações. Sendo assim, nada mais prático que informar cada passo do meu mandato para que possam avaliar o meu trabalho. Não tenho o que esconder e nem me preocupo com a questão de ser transparente. Empenho-me em honrar os meus compromissos e procuro interagir com a comunidade em busca de conhecer suas necessidades, para que possa defendê-las de forma legítima.’’ - explica Cláudio Abrantes.

O Sistema do Índice de Transparência Parlamentar, através de seus critérios, tem como objetivo verificar o compromisso que os deputados têm com a democracia e observar se estão dispostos a serem fiscalizados e, para tanto, leva em conta sete quesitos: atuação do parlamentar direta, atuação do parlamentar indireta, governança do mandato, controle social, acessibilidade do site na internet, atuação nas mídias sociais e processo eleitoral.

Para a Adote um Distrital, a transparência parlamentar é sinal de um mandato responsável, atento aos interesses da sociedade e verdadeiramente representativo de seus eleitores. É por meio de um verdadeiro mandato cidadão que se dá voz à sociedade, defende a ONG.


O projeto Adote Um Distrital surgiu em Janeiro, de 2011, por meio do Comitê Ficha Limpa do DF, que se espelhou no projeto Adote Um Vereador de São Paulo.

Nenhum comentário