RECENTES

IPVA: Fiscalização do licenciamento de veículos 2014 fica para o dia 16




Decisão foi tomada por problemas no sistema de informática do Detran-DF e porque 42% da frota ainda está pendente de regularização


Mais de 650 mil veículos ainda não foram licenciados no Distrito Federal. Devido à grande quantidade das demandas nos postos do Detran, o órgão prorrogou em 15 dias o início da fiscalização.

Ao todo, são 658.188 veículos (42% da frota) não licenciados, de acordo com o Detran. Além da grande demanda, um problema no sistema de emissão de informática da autarquia prejudicou a emissão dos documentos. O sistema ficou inoperante em alguns períodos da semana, especialmente na última sexta-feira (26).

“A medida é válida para não trazer prejuízos ao cidadão, especialmente após as falhas no sistema de informática. Porém, recomendamos que as pessoas não deixem para a última hora para resolver essas questões”, afirma o diretor-geral do Detran, Rômulo Felix.

A fim de trazer mais comodidade aos proprietários que já quitaram os débitos, mas ainda não receberam o documento, o Detran disponibilizou, na internet, um protocolo de autorização para circulação do veículo nas vias do DF.

Para emitir o protocolo, basta acessar o site www.detran.df.gov.br, link veículos - “emissão de protocolo de circulação”. O proprietário poderá emitir e imprimir o protocolo, informando o número da placa e do Renavam do veículo. A autorização de circulação é restrita às vias do DF, com validade até 30 de outubro, e o certificado é único para cada veículo, com um código que o identifica.

O protocolo só é gerado após a quitação de todos os débitos de IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e multas vencidas. O CRLV 2014 será enviado à residência do proprietário pelos Correios.


FISCALIZAÇÃO - A partir de 16 de outubro, os condutores deverão portar o CRLV 2014 ou o protocolo de autorização para circulação e apresentar às equipes de fiscalização de trânsito do Detran, da PMDF ou do DER, quando abordados.

Conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima e gera multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH e apreensão do veículo. Caso esteja licenciado e o condutor não esteja portando o documento obrigatório, a infração é leve, penalizada com multa de R$ 53,20, três pontos na CNH e retenção do veículo.


Fonte: GDF

Nenhum comentário